Soltar pipas ou para os mais antigos, papagaio, parece ser uma brincadeira inofensiva, pois aparentemente o objeto feito à mão, com materiais simples, para voar no céu, acaba se tornando perigoso a partir do momento em que se utiliza o cerol, uma mistura cortante de vidro moído e cola que se passa na linha. O pior é que alguns usam linhas metálicas como a chilena que é produzida com pó de quartzo e óxido de alumínio, o que torna ainda mais cortante.
Em Juara, no último dia 24 de março, a sexta-feira se tornou tenebrosa para uma família no Bairro Jardim América, quando um menino de 11 anos empinava a pipa nas proximidades de uma rede elétrica e possivelmente a linha usada era metálica e em determinado momento, ela encostou num fio de alta tensão, provocando uma descarga elétrica. O garoto recebeu os cuidados médicos no Hospital Municipal de Juara e ficou internado por um dia. Ele teve algumas queimaduras pelo corpo, mas depois recebeu alta.
O tenente coronel PM Alex, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar em Juara, disse em entrevista coletiva para a imprensa local que o cerol, linhas metálicas ou chinelas, se tornam armas perigosamente cortantes. Ele ressaltou que constantemente as pessoas fazem esse tipo de denúncia, pois a partir do momento que a pessoas usam os referidos instrumentos ao invés do tradicional barbante, eles estão colocando em risco a vida de outras pessoas.
As lesões causadas por esses objetos, além das descargas elétricas, são as cortantes, nos casos em que a linha está esticada e alguém, por não ver, acaba tendo contato direto, causando assim o corte.
PROIBIDO POR LEI
A venda e uso da linha com cerol são considerados crimes e proibidos por Lei. O uso do cerol, linha chilena ou quaisquer outro tipo de linha cortante também é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.
BRINQUE COM SEGURANÇA
A equipe do Grupo Amplitude de Comunicação separou algumas dicas para que todos brinquem com segurança:
- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
- Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques;
- Não empine pipa em cima de lajes e telhados;
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol;
- Não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande;
- Evite usar rabiola. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa dela;
- Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la de forma alguma;
- Cuidado com ruas movimentadas;
- Atenção especial com os motociclistas e ciclistas. Fique atento para que a linha não entre na frente deles;
- Aos motociclistas, recomenda-se o uso de Antenas Antilinhas.