O Centro Educacional Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, passou por reformas durante os 12 dias em que ficou fechado, após um homem ter invadido a instituição e matado quatro crianças, entre 4 e 7 anos, no dia 5 de abril.
O muro, pelo qual o agressor invadiu a instituição, agora foi aumentado. A fachada da creche também passou por modificação.
As aulas foram retomadas na instituição nesta segunda-feira (17). As escolas da rede municipal, que também tiveram as aulas suspensas após o ataque, retomaram as aulas no mesmo dia. .
Familiares e conhecidos de crianças que estudam no CEI (Centro Educacional Infantil) Cantinho Bom Pastor se reuniram em frente à unidade, visivelmente emocionados e preocupados com os alunos depois que um homem armado com uma machadinha atacou o local. Luiz Henrique de Lima, de 25 anos, é responsável pela morte de ao menos quatro crianças. Outras quatro foram feridas e estão internadas
O crime ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), no CEI localizado na rua dos Caçadores, no bairro da Velha, em Blumenau (SC).
As quatro crianças que foram socorridas com vida após o ataque precisaram passar por procedimentos cirúrgicos..
De acordo com um corretor de imóveis, que trabalha em frente à creche, o clima na região é de 'terror'. 'Tem gente desesperada, gritando, e a polícia só está deixando entrar os pais', informou o homem.
Luiz Henrique teria, inicialmente, tentado entrar na escola pela portaria, mas foi impedido. Na sequência, ele pulou o muro, na região do parquinho, e atacou as crianças.
Luiz Henrique teria, inicialmente, tentado entrar na escola pela portaria, mas foi impedido. Na sequência, ele pulou o muro, na região do parquinho, e atacou as crianças.
Depois do crime, o homem fugiu do local, mas, na sequência, foi à delegacia de Blumenau e se entregou. A Polícia Civil investiga o que possa ter motivado o ataque,
Ainda segundo o corretor que trabalha há mais de dez anos na região, a creche não tem histórico de violência. 'São muito conceituados', disse.
O delegado responsável pelo caso informou que Luiz Henrique não tem ligação com nenhum aluno que estuda na creche.
A prefeitura de Blumenau decidiu decretar luto oficial de 30 dias na cidade em decorrência das mortes no atentado.
A prefeitura também anunciou o cancelamento oficial das aulas de escolas da rede municipal, por tempo indeterminado.
Imagens feitas de um prédio ao lado da creche Cantinho do Bom Pastor mostram que parte das crianças foi atacada no parquinho da unidade de ensino.
'Estamos desolados com a tragédia ocorrida no dia de hoje no nosso ambiente escolar, sofrendo terrivelmente', afirmou a CEI (Centro Educacional Infantil) Cantinho Bom Pastor em uma nota de pesar publicada nas redes sociais .