Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Adolescente morre por overdose de antialérgico após participar do 'desafio Benadryl', do TikTok

'Trend' da rede social, que circula desde 2020, incentiva pessoas a tomar altas doses de difenidramina para induzir alucinações

Data: Terça-feira, 02/05/2023 10:34
Fonte: Do R7

Jacob Stevens, de 13 anos, morreu por overdose de antialérgico após ter participado do "desafio Benadryl", do TikTok. O adolescente estava em casa, com os amigos, quando decidiu filmar o desafio. 

A "trend" da rede social incentiva os internautas a tomar altas doses de Benadryl, nome comercial de um medicamento antialérgico (difenidramina) que induz alucinações.

O jovem, morador de Colombus, no estado de Ohio (EUA), teve uma convulsão logo após o início da filmagem — sintoma comum de overdose. Posteriormente, ele ficou em coma na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passou a respirar com a ajuda de ventiladores mecânicos, já que estava recebendo altas doses de remédios.

Segundo o pai de Jacob, Justin Stevens, os medicamentos eram "muito para seu corpo".

Depois de seis dias de tentativas de tratamento, a equipe médica constatou que o adolescente estava sem atividade cerebral (morte encefálica, definição legal de morte, que ocorre quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro). 

"Era a casca do nosso filho ali, com uma máquina bombeando oxigênio para ele. Ele não fez um movimento, nada, por seis dias", disse Justin ao tabloide do Reino Unido The Sun.

Coube então aos pais escolher se desligariam os aparelhos de Jacob. Ciente de que ele seria incapaz de exercer funções básicas à manutenção da vida, como respirar por si mesmo ou abrir os olhos, a família optou pelo desligamento.

"Meu filho perdeu a vida tentando se divertir com alguns de seus amigos e realmente não percebeu o que estava fazendo", lamenta Justin.

No funeral do jovem, o pai tentou conversar com os amigos do filho e conscientizá-los. "Eu apenas tentei dizer a eles para cuidarem uns dos outros e não convencerem seus amigos a fazer coisas assim", disse.

Justin também luta para que as restrições de idade no TikTok e no comércio de medicamentos de venda livre sejam mais duras, para que a situação de Jacob não se repita com outras famílias.

Atualmente, o TikTok bloqueia as buscas pelo desafio com um pop-up que alerta: "Alguns desafios online podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar".

Vale ressaltar que o desafio não surgiu agora. Desde 2020 há registros dessa "trend", que já teria causado a morte de uma jovem de 15 anos do estado de Oklahoma, também nos Estados Unidos.

No mesmo ano, o Cook Children’s Medical Center, um hospital pediátrico no Texas, emitiu um aviso aos pais sobre o "desafio de Benadryl" após tratar três adolescentes diagnosticados com overdose da droga, em maio. Uma menina acabou na sala de emergência depois de injerir 14 comprimidos.

Em entrevista ao R7, em 2020, Jessica Nouhavandi, cofundadora da farmácia online Honeybee Health, disse que "é perigoso tomar quantidades excessivas de difenidramina porque há uma longa lista de possíveis efeitos colaterais que vêm com o envenenamento por esse medicamento".

Ela diz que, "em casos leves, os efeitos colaterais incluem sonolência, boca seca, constipação e incapacidade de urinar. Em casos graves, você pode ter delírio, psicose, convulsões ou coma".