Nem todo mundo tem o dom de ser comunicativo. Muitos travam quando vão conversar com alguém desconhecido ou até em casos em que quer conquistar uma determinada pessoa, seja por interesse amoroso ou profissional, por exemplo. Mas seguindo algumas dicas práticas, é possível mudar isso e se tornar interessante e 'bom de papo', sem ser chato e inconveniente.
Segundo Fernanda de Morais, Fonoaudióloga, Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, para vencer a timidez e a dificuldade de interagir com as pessoas, o primeiro passo é mudar o mindset (pensamento), "pois quando conversamos não é necessário fazer um grande discurso. As melhores conversas são aquelas que além de falar, escutamos com atenção".
A profissional acredita que seguindo alguns passos é possível estabelecer uma ótima conexão. Encontrar algo em comum com a outra pessoa, seja trabalho, interesses diversos ou filhos, pode ser um bom começo. Depois, é importante demonstrar interesse pelo outro por meio do olhar, com acenos de cabeça e fazendo perguntas pertinentes para entender com mais detalhes um determinado tema, sempre de maneira natural e espontânea.
“Antes de escolher o assunto, seja observador, pois não adianta trazer algo que seja irrelevante ao ouvinte. Dessa forma, observe o que a outra pessoa gosta de falar ou fazer e explore isso por meio de perguntas abertas, 'como?', 'por quê?', 'quando?', 'de que forma?'. Assim, você dará a chance da outra pessoa discorrer sobre esse assunto”, destaca Fernanda de Morais.
A especialista compartilha 10 dicas para desenvolver uma boa conversa:
1. Saiba escutar e evite interromper;
2. Faça perguntas abertas;
3. Evite distrações;
4. Use uma linguagem corporal positiva: sorria e mantenha uma postura aberta;
5. Fale com clareza;
6. Varie a sua voz conforme o assunto;
7. Evite julgamentos precipitados sobre a outra pessoa;
8. Compartilhe experiências pessoais;
9. Respeite a opinião da pessoa, mesmo que seja diferente da sua;
10. Encerre a conversa de forma amigável agradecendo pela conversa.