Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Além de cheirosa, lavanda pode ser uma aliada no combate à ansiedade

Embora faltem estudos robustos sobre os benefícios da planta, há indícios de impactos positivos também no humor

Data: Quarta-feira, 10/05/2023 10:44
Fonte: Do R7

Conhecida por seu uso em produtos de cuidados pessoais e de ambientes, a lavanda também pode ser útil para a saúde. Estudos conduzidos nas últimas décadas sugerem benefícios no controle da ansiedade, melhora do sono, do humor e no alívio de dores de cabeça. Veja a seguir.

Usada desde a Roma antiga como aditivo de banho, a lavanda hoje está presente em uma série de produtos, até mesmo como suplemento para ansiedade e depressão, embora os estudos ainda não sejam conclusivos. Há, porém, indicativos de que ela pode ter um componente calmante.

Outra revisão, de 2013, publicada no Journal of Alternativa and Complementary Medicine, identificou três ensaios clínicos que investigaram a eficácia do uso oral do óleo de lavanda.

"O efeito ansiolítico da lavanda foi superior ao placebo em 221 pacientes que sofrem de transtorno de ansiedade. Além disso, a lavanda melhorou os sintomas associados, como inquietação, sono perturbado e queixas somáticas e teve uma influência benéfica no bem-estar geral e na qualidade de vida", escreveram os autores.

Outro estudo testou cápsulas de lavanda em indivíduos submetidos a cenas de filme que causavam ansiedade. Os resultados foram de que o suplemento teve baixo efeito ansiolítico, sugerindo benefícios somente para quem tem ansiedade em um grau muito leve .

Um trabalho publicado no European Journal of Neurology sugere que "a inalação de óleo essencial de lavanda pode ser uma modalidade de tratamento eficaz e segura no manejo agudo da enxaqueca".

Um estudo de 2003, publicado no International Journal of Neuroscience, submeteu voluntários a uma série de testes desafiadores. O grupo que usou aromas de lavanda apresentou níveis mais elevados de humor e manteve o bom humor durante os testes.