A PF (Polícia Federal) iniciou, nesta quinta-feira (11), uma operação contra o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro em seis estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás. Ao todo, os agentes cumprem 43 mandados de busca e apreensão e dez ordens de prisão.
Iniciada em Londrina (PR), a operação já conseguiu confiscar mais de R$ 30 milhões em bens dos criminosos. Entre essas apreensões, nos últimos dois anos, estão nove helicópteros (veja vídeo abaixo), um caminhão e 2.750 kg de cocaína que saíram do Paraguai e abasteceriam o mercado criminoso brasileiro.
Além das aeronaves, da droga e da carreta, os policiais também tomaram veículos de luxo e um imóvel da quadrilha, além de fazer o bloqueio de valores e de contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.
A polícia brasileira contou com a colaboração da polícia do Paraguai, já que as autoridades locais flagraram o carregamento da droga em uma fazenda do país. Um dos alvos de mandado de prisão é de responsabilidade da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e do Ministério Público do Paraguai porque um dos investigados está no território vizinho.
A PF decidiu dar o nome de Helix à operação para fazer referência ao jeito de agir da quadrilha. Os suspeitos usavam helicópteros para transportar a cocaína do Paraguai ao Brasil.
Os presos vão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.