Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

O que aconteceu com Orkut, MP3 player e Blockbuster? Relembre marcas antigas

Sorvete Yopa, TAM Fidelidade, fita VHS, Guaraná Taí... você se lembra de todas elas?

Data: Sexta-feira, 12/05/2023 11:29
Fonte: Johnny Negreiros, do R7*

As coisas mudam, o tempo passa, a tecnologia avança. Nesse processo, marcas que eram renomadas desaparecem ou são substituídas por produtos mais atualizados. Porém, o sentimento de nostalgia permanece. Relembre as marcas que marcaram sua infância e sumiram do mercado nas fotos a seguir.

Em tempos de Spotify, é difícil imaginar que as pessoas ouviam música em um dispostivo cuja única função era reproduzir canções. Porém, por muito tempo, essa prática foi comum. A Fraunhofer Institut, instituição alemã responsável pela criação e desenvolvimento do MP3 player, colocou fim ao produto somente em 2017.

Por sua vez, o discman pode causar ainda mais espanto. O complicado era levar um monte de CDs junto para poder trocar quando um deles acabava. Muitas pessoas chegavam a gravar suas músicas favoritas em um disco. As gravações também serviam como presente para uma pessoa querida.

Mais antigo que o discman, só o walkman. Quem não se lembra de ficar esperando "sua música" tocar na rádio para poder gravar em uma fita e ouvir quantas vezes quisesse depois? Era uma emoção quando você conseguia gravar a música logo no comecinho. O ruim era quando uma propaganda da rádio invadia a música no meio.

Orkut foi uma rede social ligada ao Google que foi criada em 2004 e desativada em 2014. A maior parte dos "orkuteiros" era do Brasil e Índia.

Em uma era de streaming, é quase impossível acreditar que nos anos 1990 as pessoas precisavam gravar seus filmes favoritos em uma fita VHS. Eram pilhas e pilhas de fitas nas prateleiras e gavetas das casas. Onde elas foram parar? Ninguém sabe. Apenas sumiram.

Ainda nesse âmbito, "vamos alugar um filme na Blockbuster para assistirmos no final de semana?" foi uma questão muito levantada nos lares brasileiros. Não mais. A Blockbuster foi a maior rede de locadoras de filmes e videogames do mundo. Em 2013, a companhia não aguentou a concorrência da internet e anunciou que todas as lojas da franquia fechariam.

Os sorvetes Yopa eram um sucesso, principalmente nas praias. Porém, em 2000, os sorvetes Yopa viraram sorvetes Nestlé, que você deve conhecer.

Os cigarrinhos de chocolate da Pan eram um sucesso só. Na capa, um menino segurava um cigarro. Imaginem a polêmica que eles iriam causar se fossem lançados hoje em dia? Em fevereiro deste ano, a Justiça decretou a falência da companhia.

Quem não se lembra do delicioso chocolate da Turma da Mônica? O doce foi lançado pela Nestlé em 1993 e, até hoje, ninguém entendeu o motivo da interrupção das vendas. Lembrando que havia o jeito certo de comer o chocolate: primeiro a parte escura e depois a parte branca. Quem não comia desse jeito, era julgado pelos amiguinhos... você era um deles?.

O chocolate Surpresa era um sucesso entre as crianças. Além de ser uma delícia, trazia informações sobre os animais.

O guaraná Taí era outra delícia. Hoje, ele ainda é encontrado em poucos lugares do Brasil, então não está mais 'tão aí'. Ele foi substituído, em grande parte do território nacional, pelo Kuat.

Calma, não estamos falando da pessoa de que você gosta. O refrigerante Crush foi sucesso no Brasil durante os anos 1980 e 1990. A bebida era um sucesso, mas teve sua licença cancelada e parou de ser produzida.

Mirinda foi um refrigerante produzido pela Pepsi Co na década de 90 e foi retirada do mercado em 1997.

O creme dental Kolynos não é mais vendido desde os anos 1990. Hoje, ele é conhecido como Sorriso..

Os fãs do herói piravam: os pirulitos Zorro também não são mais vendidos. As crianças dos anos 1980 e 1990 amavam o docinho de caramelo. Ruim mesmo era ter que ficar horas tentando tirar o que ficava no dente. Nem o creme dental Kolynos conseguia vencer!

As chuteiras Kichute foram febre da molecada brasileira nos anos 1970. Isso, não só entre os amantes do futebol, mas também fez sucesso com o público geral.

O Banco Real teve início em 1925 com sede em Minas Gerais. Porém, a empresa só ganhou esse nome em 1971. A instituição chegou ao fim em 2007 quando foi comprada pelo banco Santander.

O banco Nossa Caixa foi fundado em dezembro de 1916 e extinto em 2009, quando foi incorporado pelo Banco do Brasil. Ou seja, não há qualquer relação com a Caixa Econômica Federal.

O banco Banespa (Banco do Estado de São Paulo) foi fundado em 1909. Ele durou 91 anos e foi comprado pelo Grupo Santander no ano 2000.

As lojas Arapuã foram um sucesso nos anos 1990. Os estabelecimentos vendiam eletrodomésticos e o negócio faliu há 17 anos. Muitos adolescentes de hoje nunca ouviram falar nas lojas. Já o banco Bamerindus foi eternizado pelo jingle: "O tempo passa, o tempo voa, e a Poupança Bamerindus continua numa boa. É a Poupança Bamerindus". Isso, em meio ao combate à hiperinflação. Porém, o banco faliu também na década de 1990.

As Lojas do Baú Crediário foram uma iniciativa do grupo Silvio Santos para o ramo do varejo. A primeira loja foi inaugurada em 2007 e em 2011 a empresa foi comprada pelo Magazine Luiza, por R$ 83 milhões.

Você se lembra do programa TAM Fidelidade? Ele deixou de existir em abril de 2016 para dar lugar ao LATAM Fidelidade.

A brasileira TAM e a chilena LAN se juntaram em 2010.

A instituição financeira Unibanco foi fundada em 1924, em Poços de Caldas (MG) por Walter Moreira Salles. Depois de inúmeras fusões com outras empresas, o banco passa a se chamar Unibanco (abreviação de União dos Bancos). A última dessas fusões foi com o banco Itaú, em 2004. Desde então, a companhia atende por Itaú-Unibanco.

A Varig foi a primeira companhia aérea do Brasil. Começou a operar em 1927, quando Santos Dumont ainda era vivo. A companhia chegou a operar com voos internacionais para todos os continentes do mundo. Em 2006 a Varig foi comprada pela Gol.

A Pan Am foi fundada em 1927 e chegou ao posto de principal companhia aérea estadunidense da década de 1930. Encerrou suas atividades em 1991.

A TransBrasil foi fundada por Omar Fontana, em 1955. Ele também criou a Sadia. A companhia aérea chegou a estar entre as três maiores do Brasil. Ela encerrou suas atividades em 2001 e teve sua falência declarada no ano seguinte.

A Vasp (Viação Aérea São Paulo) começou suas atividades em 1993. Durou apenas 12 anos: em 2005, deixou de operar seus aviões e em 2008 teve sua falência declarada pela Justiça paulista.

A Directv era uma empresa de TV digital que operava nos Estados Unidos e na América Latina. Foi lançado em 1981 e em 2014 foi comprado AT&T.

Hoje, o serviço da marca é o Directv Go, que mistura TV por assinatura com pay-per-view.

O Startac foi aparelho celular fabricado pela Motorola lançado em janeiro de 1996. Foi comercializado até 2003.

O MSN Messenger foi um importante meio de comunicação online que chegou a ter milhões de usuários ao redor do mundo. Em outubro de 2014, todos os usuários migraram para o Skype e ganharam um voucher que permitia 60 minutos de ligações grátis.

A Intelig foi uma empresa de telefonia que atuou entre 2000 e 2010. Ela abandonou suas atividades quando foi comprada pela operadora Tim.

Os games antigos voltam à tona, de vez em quando. O sentimento de nostalgia é grande entre os jogadores. Tanto os novos quanto os velhos. No Brasil, o que mais fez sucesso, talvez, tenha sido o Mega Drive, na década de 1990. O console perdeu espaço com o lançamento de novos videogame de outras marcar, como o Playstation, da Sony.

Vai uma foto aí? A Sanyo foi uma das maiores empresas de eletrônicos japonesa e foi comprada pela Panasonic em 2009 em uma negociação de U$S 4,6 bilhões.

Quem aqui que não lembra desse carrinho nacional? A Gurgel produziu cerca de 30 mil veículos em seus 27 anos de existência. Além disso, foi o primeiro carro elétrico a circular no Brasil.

A loja Mesbla também foi uma loja de departamentos que iniciou suas atividades em 1912 e teve sua falência declarada 87 anos depois, em 1999.

Porém, a empresa voltou à atividade em 2019. Porém, como loja online.

O boneco do Melocoton deixou muita saudade. As crianças dos anos 1990 adoravam o boneco que era uma gracinha, mas também podia ser muito assustador.

O "bichinho virtual" era um sucesso entre as crianças dos anos 90. Era como se fosse um "filho" que as crianças tinham que cuidar, dar banho, dar comida... Muitas vezes, elas voltavam da escola e o bichinho tinha morrido. Mas tudo bem, era só começar a brincadeira de novo.

E os Tazos que vinham nos salgadinhos? Com certeza, muitas crianças pediam para a mãe comprar um salgadinho só para ganhar um Tazo. Qualquer semelhança com o McLanche Feliz, do McDonald´s, não é mera coincidência. As coleções eram gigantes e as brincadeiras na hora do recreio eram recheadas de diversão. Hoje em dia, eles não existem mais.