A semana no Congresso Nacional começa com uma audiência pública interativa na Comissão de Educação do Senado, às 9h desta segunda-feira (15), para debater estratégias e diretrizes que devem nortear a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Este será o primeiro de sete encontros sugeridos pelo senador Flávio Arns (PSB-PR).
Entre os convidados para participar da audiência estão:
• a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela;
• o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi;
• a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Zara Figueiredo;
• além de representantes do Fórum Nacional da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O PNE define ações, prazos e metas para as mais diferentes iniciativas educacionais para períodos de dez anos e é o instrumento fundamental para os planos instituídos em estados e municípios. O atual plano, iniciado em 2014, deve encerrar sua vigência em 2024.
Interessados em participar da audiência pública podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo portal e‑Cidadania. As mensagens poderão ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo.