O autor usou uma arma tipo espingarda para disparar contra o rosto do sobrinho.
O jovem declarou à Polícia Civil que estava com a namorada e amigos em um bar da cidade. Quando já era fim da madrugada, seu tio chegou ao local sozinho e a vítima o chamou para se unir ao grupo. Depois de sair do bar, um amigo convidou a vítima para tomar banho de piscina e o investigado perguntou se poderia ir também. Durante o banho de piscina, houve um desentendimento por causa de preferências de time de futebol e o autor do crime rasgou um boné da vítima.
Após saírem da piscina, já amanhecendo o dia, todos foram embora e no trajeto para casa, o tio fechou o veículo da vítima na rodovia, em duas ocasiões. Após a última fechada, a vítima desembarcou do veículo e questionou o suspeito se ele estava tentando matar os ocupantes do outro carro.
Após isso, a vítima seguiu para casa e ao parar na porta de sua residência, o investigado chegou logo atrás e abaixou o vidro e chamou pelo sobrinho. Assim que a vítima olhou para o tio, o homem ergueu a espingarda, apontou pela janela do veículo e disparou contra o rapaz. O jovem ainda tentou correr, mas acabou sendo alvejado por um disparo no rosto. Mesmo ferido, ele correu em direção à casa da avó e pedir por socorro.
Na investigação, a Polícia Civil informou que apurou que após disparar contra o sobrinho, o autor do crime foi para casa e ainda ameaçou o próprio pai com a arma de fogo. Em seguida fugiu.