Com as fortes chuvas nos últimos dias, parte da MT-339 desmoronou e, por isso, o ônibus escolar não consegue chegar às comunidades rurais e mais de 200 alunos da região rural de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, não vão à escola.
Na Escola Estadual Ernesto Che Guevara, que fica no Assentamento Antônio Conselheiro, metade dos alunos da professora Serafina Ribeiro faltou às aulas nesta semana. Para evitar que eles percam o conteúdo, a professora dá aulas de reforço à tarde, para aqueles que já estão conseguindo ir à escola. Alguns estão indo à pé.
“Para aqueles que faltam, estou dando aulas à tarde, assim não perdem o conteúdo”, disse a professora.
Na Escola Estadual Marechal Rondon, que fica na mesma região, a situação é semelhante. O ônibus que transporta os alunos precisa enfrentar um lamaçal para conseguir chegar à escola. No caminho, o veículo patina.
Na volta pra casa, os alunos não têm hora para chegar. A viagem pode demorar muito mais do que o esperado.
“Desde o dia 15 alguns alunos não têm vindo para a escola, porque o ônibus não consegue passar em um trecho da estrada”, disse Juvenil Barbosa, que é motorista do transporte escolar.
Ainda segundo o motorista, além da lama e dos buracos, uma ponte está comprometida e, por isso, o ônibus não consegue chegar em algumas comunidades, deixando os alunos para trás.
O trecho onde a estrada desabou é de responsabilidade da Prefeitura de Tangará da Serra que, até a publicação desta reportagem, não havia se posicionado sobre a situação.