Pesquisadores da Nasa soltaram um alerta preocupante sobre as ondas de radiação que saem do Sol e estão procurando formas de lidar com essa situação para que isso não traga mais malefícios para os humanos.
Em um estudo, a agência espacial informou que a Terra teria apenas 30 minutos antes que uma tempestade solar, potencialmente catastrófica, atingisse qualquer lugar do planeta.
Um grupo de cientístas está utilizando um modelo de inteligência artificial para desenvolver um alerta que consiga avisar, o mais rápido possível, as bases militares a tempo de contornar o problema.
O sistema será chamado de DAGGER, que possui especificações superiores aos algoritmos preditivos existentes. Isso está sendo feito por conta da velocidade dos sinais de rádio serem um pouco maiores do que o material que sai do Sol.
Liderados por Vishal Upendran, do Centro Interuniversitário de Astronomia e Astrofísica da Índia, afirmam que o algoritmo mais recente pode prever a gravidade e a direção de um evento de tempestade solar em menos de um segundo e é capaz de fazer uma previsão a cada minuto.
*Sob supervisão de Odair Braz Jr.