Há 30 anos, o estado de Mato Grosso conta com a atuação forte dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O aniversário da unidade é comemorado nesta terça-feira (20.02) e os serviços prestados em prol da sociedade têm como marca a competência e resultados positivos nas ações mais complexas de segurança pública.
Criado em 1988, o Bope tem como referência a atuação no combate e repressão aos crimes de maior potencial ofensivo – roubo a bancos, tráfico de drogas, assaltos com reféns, e ações com uso de artefato explosivo, entre outros. É uma das unidades que compõem o Comando de Policiamento Especializado (Cesp), da Polícia Militar.
“O Bope é uma força muito importante para o sistema de segurança pública do Estado. Ela atua em situações extraordinárias. Nossos servidores que aqui trabalham são capacitados para atuar e garantir o melhor resultado e estão sempre de prontidão para resguardar e salvaguardar a sociedade”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.
Atualmente, 110 profissionais compõem o efetivo do Bope e a atuação da tropa ocorre em todo o Estado para reforçar as ações de segurança pública.
O comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, reconhece o trabalho realizado pela força especializada na garantia da ordem, nas situações em que o potencial ofensivo e lesivo para a sociedade é maior.
“É uma tropa de elite que tem dado resultado para a sociedade mato-grossense. Quero parabenizar a todos os policiais do Bope e dizer do meu reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao nosso Estado”, destacou.
Programação festiva
Dentre as atividades para a comemoração do aniversário do Bope estão a formatura militar, que será realizada na quarta-feira (21.02), a partir das 18 horas, na sede do Batalhão. Na ocasião será feita a entrega da medalha ‘Mérito das Operações Especiais’, com presença de autoridades civis e militares de Mato Grosso.
Já no dia 22 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Assembleia Legislativa, haverá uma sessão solene em comemoração ao aniversário da unidade. Militares e colaboradores serão homenageados.
O comandante do Bope, coronel PM Ronaldo Roque da Silva, disse que o momento é muito especial. “Tenho grande alegria em fazer parte desta unidade. Há 11 anos atuo no Bope e tenho orgulho da nossa história. Poder comandar a tropa no aniversário de 30 anos é uma honra. Ao longo da nossa caminhada tivemos muitas conquistas, mas também alguns tropeços, contudo o que sobressai das nossas ações é o espírito de cumprimento do dever”, afirmou.
FONTE: Assessoria