Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Depois de quatro anos sem embaixador no Brasil, Bolívia deve fazer indicação

Expectativa é que o nome saia depois do encontro entre Lula e os presidentes de outros 11 países da América do Sul

Data: Segunda-feira, 29/05/2023 14:35
Fonte: Natalie Machado, da Record TV

Depois de quatro anos sem representante oficial do governo boliviano no Brasil, o presidente Luis Arce deve indicar um novo embaixador. A expectativa é que o nome saia depois do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os chefes de Estado de outros 11 países da América do Sul. O Brasil vai sediar a cúpula dos líderes da região, que ocorre em Brasília nesta terça-feira (30).

Brasil e Bolívia têm relações mantém relações diplomáticas desde 1958. Um dos principais problemas a ser enfrentado por ambos é o tráfico de drogas na fronteira. A Bolívia é o país de maior fronteira com o Brasil, 3.423 km. Fontes dos dois governos afirmam que só uma força-tarefa conjunta conseguiria abaixar os níveis de criminalidade da região fronteiriça.

Cúpula

Todos os chefes de Estado sinalizaram intenção de participar presencialmente da reunião, com exceção ao do Peru, segundo fontes no Itamaraty. A presidente do país, Dina Boluarte, não poderá deixar o território peruano, mas enviará ao evento como representante o chefe do Conselho de Ministros.

A previsão é de que os líderes tenham duas sessões de trabalho, uma pela manhã e a outra à tarde. No período noturno vai ocorrer um jantar. Segundo o Itamaraty, a ideia do presidente Lula é fazer uma reunião com formato restrito para que haja, de fato, uma troca de ideias entre os líderes. O governo brasileiro também se prepara para reuniões bilaterais do petista com os demais presidentes.

O objetivo do encontro, de acordo com o Palácio do Planalto, é promover um diálogo franco entre todos para identificar denominadores comuns, discutir perspectivas para a região e reativar a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave, como saúde, mudança do clima, defesa, energia, entre outros pontos.

A cúpula é uma iniciativa de Lula. No convite feito aos demais líderes, o petista disse que é "imperioso que voltemos a enxergar a América do Sul como região de paz e cooperação, capaz de gerar iniciativas concretas diante do desafio, que todos compartilhamos e almejamos, do desenvolvimento sustentável com justiça social".