Um vídeo publicado no Facebook em março deste ano está repercutindo nas redes e preocupando alguns usuários sobre os rumos que a guerra na Ucrânia estaria tomando.
As imagens mostram diversos veículos militares sendo transportados em um enorme navio, supostamente para reforçar as tropas de Kiev contra a Rússia.
O autor do post escreveu, de maneira irônica: "Equipamento militar da Otan deixando a América para a Europa, para a guerra na Ucrânia. Mas não se preocupe, não estamos em guerra com a Rússia!! A Otan é pela paz!! Haha!!"
A insinuação gerou revolta. "Que absurdo, tudo só piora!", comentou uma pessoa.
A imagem, porém, não é o que parece. Os tanques e veículos realmente existem, mas as imagens foram tiradas de contexto.
Na verdade, segundo o portal italiano Facta News, o equipamento pertence à 3ª Brigada Blindada de Combate, 1ª Divisão de Cavalaria do Exército dos EUA no porto de Gdynia, na Polônia.
Os veículos estão retornando para os Estados Unidos em fevereiro deste ano, e não indo em direção à Ucrânia, como foi postado nas redes sociais. Essa é uma movimentação padrão das forças de combate dos EUA na Europa.
Informações falsas sobre a guerra rodam a internet desde o começo do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em fevereiro de 2022. Muitos casos virais são informações fora de contexto.