Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Região do Vale do Arinos teve mais de 5 mil títulos de eleitores cancelados

Saiba como se regularizar e quais são as consequências de ter títulos cancelados.

Data: Quinta-feira, 01/06/2023 09:20
Fonte: Redação Eberth Rodrigues com informações TSE.

A Justiça Eleitoral, através da 27ª Zona, que compreende os municípios do Vale do Arinos, anunciou que foram cancelados 5.331 títulos de eleitores e suspensos outros 604. O motivo foi a não votação e a falta de justificativa de não comparecimento nas últimas quatro eleições.

Dessa forma, a distribuição do eleitorado nos quatro municípios do Vale do Arinos, conforme última atualização no dia 29 de maio de 2023, ficou assim definida:

JUARA

Possuí 17 locais de votação e 83 seções, estão aptos a votarem 24.532 eleitores. Foram cancelados 3.465 títulos e suspensos 377.

NOVO HORIZONTE DO NORTE

Dois são os locais de votação e ao todo 12 seções. Podem votar até 3.110 eleitores, o cancelamento foi feito em 380 títulos e 35 foram suspensos.

PORTO DOS GAÚCHOS

Têm 4 locais de votação e 13 seções. Estão autorizadas a votarem 4.035 pessoas, o cancelamento de títulos foi de 596 e a suspenção, 74.

TABAPORÃ

Também com 4 locais disponíveis para votação e com 20 seções, estão aptos a votarem 7.098 eleitores. Foram cancelados 890 títulos e suspensos 118.

O QUE FAZER SE TIVE O MEU TÍTULO CANCELADO?

Os eleitores que tiveram seus títulos cancelados precisam tomar algumas providências, caso contrário, ficarão sujeitos a diversas restrições e impedimentos, como não ser possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.

A primeira medida a ser tomada pelo eleitor é o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Vale destacar que cada turno é considerado uma eleição. Logo após, o cidadão precisa se dirigir a um cartório eleitoral e apresentar documento de identificação e comprovante de residência para solicitar a regularização do título. A normalização somente será possível se não houver pendência do cidadão com a Justiça Eleitoral.