O município de Juara que conta com 37.369 habitantes, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com apenas 5 antenas instaladas com o sinal de telefonia celular em Mato Grosso, enquanto o ideal seria 35 antes. O levantamento foi feito nessa quarta-feira, 14, pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Móvel, instalada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.
Um levantamento preliminar apontou que em todo o Estado existe um déficit de 1.920 antenas. O embasamento foi feito seguindo os critérios da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), que leva em consideração o número de 1 mil habitantes por antena. A CPI concluiu que em Mato Grosso isso não acontece devido estarem instaladas apenas 1.641 antenas, quando o ideal seriam 3.557 antenas em funcionamento, conforme levantamento feito pela Conexis, uma entidade que envolve empresas de telecomunicações e de conectividade.
Outro problema além do déficit é que as cidades que possuem o número de torres que se aproximam ao ideal também sofrem com as falhas e a ausência de sinal constante.
A Comissão Parlamentar de Inquérito continua ouvindo os depoimentos de representantes de companhias de telefonia e fazendo mais investigações.