Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Veja como está o brasileiro que desbancou Messi, o então melhor do mundo, no Prêmio Puskás

Wendell Lira levou troféu em 2015 e integra, ao lado de Neymar, a lista de brasileiros que tiveram seus gols eleitos os mais bonitos do ano

Data: Sexta-feira, 30/06/2023 09:02
Fonte: Do R7

Wendell Lira voltou a ser assunto no TikTok. Lembra-se dele? Era o jogador do Gianésia, na época da série D do Campeonato Goiano, que desbancou Messi (o então melhor do mundo) e Alessandro Florenzi e conquistou o prêmio Puskás, da Fifa, em 2015. O golaço dele foi de voleio contra o Atlético-GO.

Após mobilização nas redes sociais, o jogador ganhou o prêmio com quase metade dos votos (46,7%) populares. Ao lado de Neymar, ele foi o segundo a alcançar a premiação.

Porém, algo que ninguém esperava aconteceu: seis meses depois de levar o Puskás, ele anunciou sua aposentadoria do futebol.

Após passar por frustrações, lesões e cirurgias no futebol, ele decidiu se tornar youtuber especializado no game Fifa

"É algo pelo qual sempre fui apaixonado, sempre fui viciado em videogame e em jogos de futebol. Então, a partir de hoje, sou um gamer do YouTube também", disse na época.

Desde então, Wendell tem cumprido sua meta e marcado seu nome no e-Sports (esporte eletrônico)

Com 331 mil seguidores no Instagram e quase 94 mil inscritos no YouTube, o ex-jogador se tornou um competidor e influenciador digital do mundo dos games. 

Nessa área, internacionalmente, ele conseguiu disputar dois mundialitos de Fifa, os chamados FUT Champions Cup — em 2018 e em 2020. Em âmbito nacional, foi vice-campeão geral do torneio KOEL (Kick-Off Electronic League) pelo time Sporting CP Esports, enquanto fazia dupla com o jogador Klinger Castro.

Até o ano passado, Wendell fazia parte de uma equipe de E-Sports. Agora, preferiu abandonar as competições para atuar como coach e gerente de outras equipes e focar as lives que faz no YouTube e na Twich.

Casado com Ludymila Miranda, com quem já tinha um relacionamento na época do Puskás, Wendell é pai do pequeno Lucas, de 3 anos, e de Marcela, de 10. No Instagram, ele mostra como equilibra a rotina familiar com as transmissões ao vivo.

Wendell também marca presença em alguns eventos, dá palestras — sobre sua história e o mercado de games — e participa de entrevistas. 

Um dos feitos marcantes de Wendell longe dos controles de videogame foi cobrir presencialmente a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, pela rádio goiana Sagres 730.

Apesar de sempre falar sobre o seu amor pelo futebol e celebrar o fato de ter conseguido deixar sua marca no esporte, como sonhava, ele ainda não se vê de volta aos campos. Nesse meio-tempo, arranjou, na verdade, um novo hobbie: futevôlei. 

O atleta leva os treinos a sério e participa de pequenas competições em dupla no esporte.

Diferentemente da época em que ganhou o Puskás, quando não tinha dinheiro para comprar o próprio terno para comparecer na premiação, Wendell disse ao Estadão que, hoje, ganha muito mais do que antes e o salário não tem comparação.

No Instagram, ele demonstra estar feliz com a decisão de viver de games de futebol: "O poder que as lives têm de transformar vidas. Feliz e realizado por ter escolhido essa profissão"