Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Americanos e canadenses voltam a viver 'cenário de pandemia' por causa de incêndios florestais

População foi orientada a usar máscara e evitar atividades ao ar livre devido à fumaça que está afetando a qualidade do ar

Data: Sexta-feira, 30/06/2023 09:07
Fonte: Larissa Crippa* do R7, com informações da AFP

A fumaça dos incêndios florestais no Canadá está impactando a qualidade do ar em Ontário e em várias regiões dos Estados Unidos nesta semana. Órgãos de monitoramento emitiram alertas e advertiram milhões de pessoas que estão enfrentando condições extremas e de emergência. O governo dos países afetados recomenda que a população use máscara, fique em casa e evite atividades ao ar livre por enquanto, medidas que se assemelham às adotadas durante a pandemia de Covid-19.

Os alertas sobre a qualidade do ar foram emitidos em Ontário, no norte de Minnesota, em Michigan, Nova York e nos estados do sudeste da Carolina do Norte e Geórgia, devido às atuais condições perigosas do ar em significativa parte dos Grandes Lagos da América do Norte e nas regiões do Médio Atlântico.

Enquanto isso, uma intensa onda de calor está afetando grande parte do sul e meio-oeste dos Estados Unidos, impactando milhões de pessoas. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) registrou índice de calor de até 46ºC no norte e no centro do Texas na última quarta-feira (28).

Chicago, a terceira cidade mais populosa dos EUA, com uma região metropolitana que abriga mais de 9 milhões de pessoas, registrou um índice de qualidade do ar "muito insalubre" nas primeiras horas desta quinta-feira (29), com um AQI (air quality index, índice de qualidade do ar) de 215, conforme registro do aplicativo AirNow, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

As autoridades estão aconselhando a população a limitar o tempo ao ar livre, especialmente crianças e gestantes. Coincidentemente, o presidente Joe Biden viajou para Chicago para discutir questões econômicas. O Air Force One pousou "através de uma espessa camada de fumaça e neblina", de acordo com um comunicado da Casa Branca antes de seu discurso.

A região de Detroit, com uma população de 4,3 milhões de habitantes, apresentou a pior qualidade do ar do país, com um AQI de 306, classificado como "perigoso". Um AQI de 301 ou superior indica "situações de emergência" que provavelmente afetam a todos, segundo a EPA.

O órgão de gestão de emergências de Chicago publicou no Twitter: "A qualidade do ar em Chicago continua sendo insalubre hoje. Limite o tempo ao ar livre". Na terça-feira (27), Detroit e Chicago registraram a pior qualidade do ar do mundo, de acordo com a empresa de monitoramento IQAir, sediada na Suíça, e é possível que permaneçam entre as três piores hoje, ficando atrás apenas de Dubai e à frente de Minneapolis, em Minnesota.

Prevê-se que a fumaça se desloque para leste e alcance a região de Washington durante o dia ou à noite, conforme afirmado por Ryan Stauffer, cientista especializado em poluição atmosférica da Nasa. "Um evento como esse já seria notável em um ano, mas este será o segundo em um mês", destacou no Twitter.

O NWS informou: "Níveis insalubres de fumaça são esperados em uma ampla área do Meio-Oeste hoje". A fumaça proveniente dos incêndios florestais no Canadá está reduzindo a qualidade do ar em partes do Vale Superior/Médio do Mississippi, Grandes Lagos, Vale Ocidental de Ohio, Apalaches Centrais e Médio Atlântico, resultando em alertas de qualidade do ar na região.

Na cidade de Nova York, onde uma névoa de fumaça prejudicial interrompeu os voos e levou ao cancelamento de eventos ao ar livre há três semanas, as autoridades disseram que se espera uma piora na qualidade do ar devido aos incêndios florestais no Canadá.

A Autoridade de Trânsito de Nova York anunciou que fornecerá máscaras KN95 gratuitamente nas estações de metrô e trem da cidade. Além disso, a fumaça proveniente dos incêndios florestais se deslocou pelo oceano Atlântico e chegou a países europeus — entre eles, Portugal e Espanha