Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Carreta com excesso de altura danifica fios de fibra ótica e deixa comércio e emissora de televisão sem telefonia e internet; VÍDEO!

Não é a primeira vez que esses veículos com excesso de altura causam estragos nesse mesmo lugar e em outros da cidade.

Data: Quarta-feira, 05/07/2023 13:36
Fonte: Marcelo Guedes/Amplitude News

Uma carreta Volvo, placas QBW8B98, com carroceria boiadeira, danificou diversos cabos de fibra ótica no final da manhã desta quarta-feira (05.07), no cruzamento das avenidas Gabriel Müeller e Hilda de Lourdes Percissi Pedrotti, na esquina da Faculdade AJES, deixando o comércio das proximidades sem telefonia e internet.

O fato ocorreu às 11h54 e foi flagrado por câmeras de segurança. As imagens mostram quando o condutor da carreta passa pelo local, com a carroceria boiadeira acima do limite de altura permitido para trafegar na cidade, e sai arrancando os cabos.  

O motorista da carreta, após o incidente, evadiu-se do local, deixando os estragos para o comércio e moradores das redondezas, onde está localizada a farmácia básica e também os estúdios da TV Amplitude/RecordTV.

Além da interrupção do serviço de internet, o cabo de fibra ótica da TV Amplitude/RecordTV, que interliga o estúdio e o transmissor, também foi rompido, deixando a emissora fora do ar.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece, na resolução 210 de 2006, as medidas máximas permitidas para veículos que trafegam em vias urbanas, sejam eles com ou sem carga. De acordo com essa regulamentação, a largura máxima permitida é de 2,60 metros e a altura máxima permitida é de 4,40 metros. É responsabilidade de todo motorista conhecer e respeitar essas medidas, a fim de evitar incidentes como o ocorrido.

É importante ressaltar que o desrespeito às normas estabelecidas pelo Contran resultou em consequências graves para a infraestrutura de comunicação da região.

Um boletim de ocorrência será registrado para que as autoridades policiais identifique o responsável pela ocorrência. Além disso, a empresa responsável pela carreta também pode ser responsabilizada por não cumprir as normas de segurança estabelecidas para veículos desse tipo.

Enquanto as empresas afetadas trabalham para restabelecer a conexão de internet, a emissora de televisão TV Amplitude está trabalhando para solucionar os problemas técnicos e retomar seu sinal o mais breve possível, a fim de minimizar os impactos causados aos telespectadores.

É fundamental que motoristas estejam cientes das restrições de largura e altura para veículos de carga, conforme estabelecido pelo Contran, a fim de evitar incidentes semelhantes no futuro.

Assista abaixo o momento do acidente: