Um homem de 46 anos morreu ao ser baleado pelo amigo, durante uma caçada de javalis, na noite da última sexta-feira (7). O caso foi registrado pela Polícia Militar de São Paulo na área rural de São João de Iracema, a cerca de 114 km da capital paulista.
PMs foram acionados para o atendimento da ocorrência e, no local, encontraram a vítima caída no chão, já sem vida. De acordo com o depoimento de testemunhas, o grupo de amigos estava caçando javalis na mata, quando o suspeito teria atirado na vítima depois de confundi-la com um dos animais.
Após o ocorrido, o suspeito fugiu do local e levou sua arma. Ele continua foragido até a noite deste domingo (9).
A Secretaria de Segurança Pública afirma que pediu exames ao IML (Instituto Médico-Legal) e ao Instituto de Criminalística para apurar o caso. A espingarda da vítima foi apreendida, e a ocorrência foi registrada como homicídio culposo na Delegacia de São João de Iracema.
A vítima da última sexta-feira é a segunda morte registrada durante caçadas a javalis apenas neste ano. Em maio, um homem de 48 anos também foi atingido por um tiro acidental próximo à estrada de Pinda-Rural, na altura de Pindamonhangaba.
A caça a javalis é proibida em São Paulo desde 2018, segundo a lei estadual 16.784. Mediante a autorização do Ibama, é permitido apenas o controle populacional da espécie por meio de perseguição, captura e eliminação direta.