Assim como os humanos, existem alguns cachorros que roncam. Contudo, isso pode indicar problemas de saúde e até necessidade de cirurgias. Por isso, o RPet conversou com Conceição Henrique, veterinária técnica da ONG AMPARA Animal, que explica o porquê de cães roncarem e comenta sobre alguns pontos importantes que os tutores devem prestar atenção.
A especialista conta que os cães braquicefálicos, ou seja, aqueles que tem o focinho mais achatado, tem uma certa predisposição a roncar. "Anatomicamente eles roncam, porque não têm o prolongamento das conchas nasais para que o ar passe tranquilamente. Então, as narinas são tão fechadas que o ar passa fazendo barulho."
Ela afirma que esses cães também fazem barulho quando dormem por conta do alongamento do palato mole, mais conhecido como céu da boca, que cobre a passagem de ar. "Faz aquele barulho de ronco conforme respira, porque aquilo está tão fechado que o ar não entra naturalmente", ensina.
A médica ainda comenta que é possível corrigir esse problema por meio de cirurgias no céu da boca e nas narinas, mas isso tem de ser avaliado pelo veterinário do animal.
Conceição diz que a obesidade em cães pode provocar dificuldades respiratórias significativas, igualmente como acontece com os humanos.
"Eles têm a tendência de desenvolver estenose, que é o estreitamento da passagem de ar devido ao acúmulo excessivo de gordura. Isso leva o animal a respirar, principalmente, pela boca. Como resultado, qualquer dificuldade respiratória pode causar cansaço e produzir sons mais altos", fala.
Ela explica que bichos com alergias crônicas tendem a ter o nariz inflamado e inchado, o que causa obstrução. "Esses animais podem espirrar e ter problemas respiratórios, mas, felizmente, essas condições também podem ser tratadas."
Além disso, os cães que tomam remédio e ficam sonolentos e mais relaxados, também tendem a fazer barulho enquanto dormem, destaca a veterinária.
Por fim, Conceição comenta que a forma como o cachorro adormece pode ser uma justificativa para ele roncar. "Às vezes, é só mudar o cão de posição, ou colocar um travesseiro, que já melhora a respiração", diz.
"Os cachorros não diferem muito do ser humano em alguns motivos de ronco. Mas todos devem ser avaliados por um veterinário", completa.