Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Enem 2023: da guerra ao calor, especialista indica sete atualidades que podem cair na prova deste ano

Garimpo ilegal, inteligência artificial e pandemia estão entre outros assuntos que podem estar presentes no exame, em novembro

Data: Segunda-feira, 17/07/2023 09:31
Fonte: Vivian Masutti, do R7

Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação.

Os vestibulares costumam ser mais imediatistas e diretos na sua abordagem de atualidades: fatos específicos que viraram notícia há pouco tempo podem aparecer nas provas. Já o Enem costuma trabalhar com o contexto: dessa forma, é comum que a prova apresente acontecimentos dentro de uma conjuntura histórica que já vem ocorrendo há certo tempo, mas que voltaram à pauta das notícias recentemente, como o conflito entre Israel e Palestina.

A pedido do R7, Priscila Naves, coordenadora pedagógica do cursinho Aprova Total, elencou sete temas nos quais vale a pena fica ligado. Confira a seguir.

1. Os yanomamis e o garimpo ilegal: questões sobre os povos indígenas costumam aparecer com muita frequência no Enem. No ano de 2021, houve perguntas sobre o assunto. Em 2022, o tema da redação foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Nos últimos anos, o tema do garimpo ilegal em terras yanomamis chegou a um patamar extremo. Vale lembrar que uma legislação promulgada em 2013 tem facilitado a extração ilegal de ouro no país, ao permitir que os compradores do minério não solicitem comprovação legal de sua origem por parte dos mineradores.

2. Israel e Palestina: o conflito, que existe desde 1940, desenrola-se até os dias de hoje e já esteve nas páginas da prova do Enem. Ele voltou a ser notícia com a polêmica que envolve o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O motivo é a proposta do governo que limita a autoridade da Suprema Corte, uma instituição fundamental para a democracia israelense, a única do Oriente Médio. Ao mesmo tempo, observa-se um aumento nos casos de confrontos violentos entre israelenses e palestinos.

3. Guerra na Ucrânia: iniciado em fevereiro de 2022, o conflito já dura mais de um ano, tem um histórico de séculos de derramamento de sangue e pode aparecer mais uma vez na prova do Enem (esteve presente nas aplicações de 2020 e 2021). O estopim da guerra foi dado por Vladimir Putin, que comanda a Rússia desde 1999. Após o reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk, regiões da Ucrânia dominadas por separatistas, a Rússia iniciou uma invasão do país.

4. Mudanças climáticas: os assuntos que envolvem as questões ambientais são os mais recorrentes na prova do Enem para a disciplina de geografia, sendo o aquecimento global um dos mais importantes. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou no primeiro trimestre de 2023 um relatório-síntese sobre as mudanças climáticas. Nele, há um alarmante aviso de que os eventos climáticos extremos estão impactando de maneira desproporcional as comunidades mais vulneráveis e os ecossistemas mais delicados, como manguezais, zonas costeiras e áreas semidesérticas.

5. Inteligência artificial e tecnologias emergentes: o tema de inteligência artificial já apareceu nas edições de 2019 e 2020 do Enem. O assunto está ainda mais quente após a popularização do ChatGPT, lançado no fim de 2022. A mais recente ferramenta tecnológica representa um marco na geração automatizada de textos alinhada às necessidades e preferências do cliente. Além disso, a empresa OpenAI também desenvolveu o Dall-E, um avançado dispositivo capaz de gerar imagens de forma artificial com base em descrições fornecidas.

6. Remissão completa do câncer: na última semana, uma descoberta na área da saúde mostrou que um paciente com câncer obteve remissão completa apenas um mês após ter sido submetido a uma terapia inovadora em São Paulo. O tratamento consiste em modificar as células de defesa do paciente para que possam combater efetivamente o tumor. Esse estudo está sendo conduzido pela Universidade de São Paulo, em colaboração com o Instituto Butantan e o hemocentro de Ribeirão Preto. O câncer já foi tema de questões do Enem em diversas edições, inclusive recentemente, em 2020 e 2022, na prova de biologia.

7. Pandemia e Covid-19: com duas questões na última aplicação do Enem, uma sobre o teste RT-PCR e a outra referente à higienização de ambientes, a pandemia de Covid-19 ainda é um assunto importante. Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da emergência de saúde pública de importância internacional com relação à doença. Mas a abordagem do tema e suas diversas implicações ainda têm relevância.