A reportagem em que nossa equipe entrevistou o empresário e produtor rural Claudionir Balan sobre um porco de mais de 500 kg que foi abatido em Juara depois de ter atingido uma certa idade já ultrapassou 1 milhão de vizualizações no Facebook, 40,2 mil curtidas e 729 comentários, sem anúncio pago. No YouTube são mais de 430 vizualizações.
Na reportagem, Balan disse que teve que fazer a castração do animal para não refinar a raça. Ele disse que esse foi o terceiro porco de mais de 500 quilos abatido por ele. Dessa vez foi o filho dele é um profissional que realizou o abate.
“É compensativo. É pra família mesmo, para consumo próprio. Mas normalmente no final do ano eu vendo leitoa, porquinho pequeno de 12 e 15 kg para os clientes.”, disse. O empresário e produtor rural assegurou que tanto os porcos como carneiros são comercializados seguindo as exigências do INDEA.
Ele ressaltou que é importante manter a tradição de abate caipira, pois a qualidade é melhor. Para conduzir o animal para ser abatido foi necessário usar um trator devido o peso de mais de meia tonelada e as três pessoas presentes não dariam conta de levantar o suíno.
Os abates antigamente eram difíceis e agora com a tecnologia tudo ficou mais fácil. Para limpar esse porco foi utilizado um chamegador a gás. “É higiênico, fica limpo, não tem perigo para saúde, é coisa chique. A modernidade ajudou, mas manter o sistema antigo e as tradições também é bom.”, concluiu.
O vídeo com mais vizualizações produzido pelo Grupo Amplitude de Comunicação é uma reportagem em que o saudoso Paulo Becker entrevistou o senhor Olégario e a dona Rita, que em 2017 completaram 80 anos de casados. Ao todo, a reportagem tem 36 milhões de vizualizações, 276 mil reações, 43,4 mil comentários e 814 mil compartilhamentos.