Voltou a circular nas redes sociais uma foto da atacante Marta, camisa 10 da seleção brasileira, em que ela segura um prêmio inusitado que recebeu por ter sido a melhor em campo em uma partida contra a Holanda, em 2010: uma cesta de produtos de limpeza.
O jogo foi uma etapa do Torneio Cidade de São Paulo de Futebol Feminino, também conhecido como Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino de Seleções, que consiste em uma competição amistosa e anual entre quatro seleções.
O torneio, organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pela FPF (Federação Paulista de Futebol), acontece em diversos estados do Brasil. A seleção brasileira, inclusive, é octacampeã (levantou a taça oito vezes).
Na ocasião, 13 anos atrás, Marta marcou dois gols em cima da Holanda e foi eleita a melhor da partida. Por cinco anos consecutivos (de 2010 a 2014), a marca Bombril foi a maior patrocinadora do evento.
Portanto, o prêmio não foi um ato machista ou de mau gosto, a empresa só ofereceu o que era sua especialidade: produtos de higiene e limpeza doméstica.
Marta, inclusive, não mostrou desconforto com a situação e, assim que recebeu a cesta, agradeceu: "Obrigada, valeu, está entregue".
Vale lembrar que essas ações de marketing da Bombril eram comuns na época. Entre 2002 e 2004, por exemplo, a marca estampou a camisa do Santos. Após uma partida do Brasileirão, Robinho, destaque da equipe, também recebeu os produtos.
"Lembro disso porque ficou marcado na minha memória meu primo falando 'que prêmio b****'", recordou um internauta, no TikTok, sobre o dia em que o jogador ganhou a cesta.
Além disso, o atacante foi homenageado pelo garoto-propaganda da Bombril, Carlos Moreno, no mesmo ano, quando o Santos foi campeão Brasileiro e eternizou o Robinho com as pedaladas na final contra o Corinthians.