O prefeito Érico Stevan Gonçalves declarou que deve definir juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança Pública, semana que vem, para definir o início das obras de implantação do 15º Comando Regional da Polícia Militar, inserindo o município entre os principais polos de segurança pública do Estado. Ao todo, devem ser destinados R$ 2 milhões para execução dos trabalhos.
A unidade será instalada em “terreno doado pelo município com aproximadamente 4 mil metros quadrados, às margens da BR-163, na avenida Guarantã (região central). Será um espaço construído 100% com recursos próprios, substituindo o comando localizado em Peixoto, com previsão de 8 meses para ser finalizada”, informou o prefeito.
A sede do comando terá pouco mais de 500 metros quadrados e deverá dispor de estrutura para abrigar o setor de inteligência da PM, alojamentos policiais, vestiário, depósito de armas, unidade da extensão da corregedoria, área administrativa para atendimento ao público e confecção de documentos.
Ainda de acordo com Erico, Guarantã se fortalece como polo regional citando que o município já conta com uma Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros, Delegacia Regional e Unidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que atendem diversos municípios vizinhos. O comando regional também deve colaborar para maior celeridade no atendimento às ocorrências e acesso rápido a diversos bairros. “Com esses investimentos em infraestrutura devemos cobrar o Estado para um futuro aumento de efetivo” , concluiu o prefeito.
Além de Guarantã, fazem parte do 15º comando os municípios de Itaúba, Santa Helena, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Nova Guarita, Matupá, Novo Mundo, Distrito de União do Norte e Peixoto de Azevedo.