Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

SEGURANÇA PÚBLICA: saiba como funcionará as 99 câmeras de monitoramento enviadas para Juara

. As imagens serão registradas e enviadas diretamente para a SESP.

Data: Terça-feira, 01/08/2023 14:26
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

As 99 câmeras digitais de monitoramento, destinadas pelo Governo de Mato Grosso através do programa de segurança pública Vigia Mais MT, já estão em Juara. Elas são inteligentes e conseguem identificar muita coisa como placas e o seu tipo, características de veículos e ainda fazem o reconhecimento facial. Tudo acontece por meio de assinatura de termo de cooperação, onde o Governo do Estado destinou as câmeras gratuitamente com equipamentos como nobreak, switch e outros para as Prefeituras que por sua vez ficarão responsáveis pelos custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

Em entrevista para o Grupo Amplitude de Comunicação, o secretário de Cidade, Salvador Pizzolio, explicou que o próximo passo agora é preparar a licitação para realizar a instalação nos locais definidos estrategicamente após uma reunião feita entre a Gestão Municipal com as Polícias Civil e Militar, que ajudaram no mapeamento das áreas. Entre os pontos escolhidos em Juara estão entradas e saídas da cidade, áreas rurais, escolas, creches, hospitais, PSFs região central, bairros e outros locais em que se tem uma grande circulação de pessoas.

As imagens poderão ser acessadas em tempo real ou em conteúdos armazenados nos dispositivos dos proponentes e serão utilizadas para o planejamento das ações de polícia ostensiva em prevenção de crimes ou para as investigações policiais em repressão de condutas criminosas. As imagens serão registradas e enviadas diretamente para a Secretaria de Estado de Segurança Pública que administrará os registros coletados.

Conforme compatibilidade técnica, as imagens acessadas poderão ser utilizadas em funções analíticas de inteligência artificial e, ainda, para identificação de caracteres, como as placas de veículos em locais de vias públicas ou entradas de estacionamentos privados.

A finalidade do programa consiste na ampliação do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados e, com isso, otimizar as ações de polícia.