Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Biden foi pego dormindo durante visita à ilha afetada por incêndios devastadores no Havaí?

Circula um vídeo em que o presidente dos EUA aparece adormecido durante evento em Lahaina, a cidade mais afetada pelas chamas

Data: Quarta-feira, 23/08/2023 08:53
Fonte: Do R7

Circula nas redes sociais um vídeo em que é possível ver o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dormindo em evento no condado de Maui, na ilha americana do Havaí. O local foi palco dos incêndios florestais mais mortíferos dos Estados Unidos em mais de 100 anos. Segundo o último balanço, as chamas deixaram ao menos 114 mortos e 850 desaparecidos.

O vídeo em questão foi filmado dentro do Lahaina Civic Center, instalação poliesportiva localizada na cidade de Lahaina, uma das várias paradas do presidente e da primeira-dama, Jill Biden. Lahaina, a cidade mais afetada pelos incêndios, teve 80% de sua área queimada e foi praticamente reduzida a cinzas.

O conteúdo foi compartilhado por várias pessoas, inclusive o apresentador da Fox News, Sean Hannity. Ele escreveu: "Biden parece adormecer durante uma cerimônia no Havaí em homenagem às centenas de americanos mortos pelos incêndios". O vídeo, no entanto, é falso, e a informação pode ser verificada a partir de uma rápida pesquisa online.

No vídeo original, é possível ver que Biden estava com os olhos abertos, não fechados, durante a parte do clipe que foi exibida pelos usuários. Trata-se, portanto, de um material que foi manipulado para prejudicar Biden, que já vem recebendo diversas críticas pela sua resposta aos incêndios.

Conforme relatado anteriormente pelo R7, Biden passou vários dias em silêncio sobre a catástrofe no Havaí. Ele comentou sobre o evento pela primeira vez no dia 10 e, depois disso, praticamente não falou com a imprensa.

No domingo (13), enquanto Maui contava seus mortos, Biden chamou a atenção ao passear e andar de bicicleta na praia de Rehoboth, no estado de Delaware. "Estamos olhando para isso" foi a frase dita brevemente a repórteres que gritavam o nome dele e o questionavam sobre os incêndios.

Biden recebeu críticas também pela ajuda financeira oferecida às vítimas dos incêndios, descrita por oponentes políticos e comentaristas como "insultuosa". Ele anunciou no Twitter que vai oferecer um pagamento único de US$ 700 (R$ 3.480) por família. Lahaina não foi a única região de Maui a ser afetada pelas chamas, e não está claro quantas famílias serão elegíveis para o pagamento.