Moradores da cidade de Kushiro, no Japão, ficaram aliviados com a captura de um grande urso-pardo, acusado de ser um "matador de vacas". O animal é acusado de abater, desde 2019, 66 bovinos, e foi morto a tiros por um caçador local. O mamífero era conhecido por autoridades pelo código OSO18.
O predador tinha o apelido de 'urso ninja', por conseguir desviar e escapar de todas as armadilhas que os locais colocavam durante mais de três anos de caçada.
Na tentativa de botar as mãos no ninja, a policia local espalhou diversas gaiolas com iscas e câmeras por toda região. Mesmo avistado, o animal nunca era capturado.
Eles ainda revestiam as fazendas com cercas elétricas e máquinas que emitiam luz, para evitar os ataques, o que também não surtiu o efeito desejado.
“Esperamos que os residentes se sintam aliviados”, disse Seiichi Sugiyama, um funcionário do escritório regional do governo da província de Hokkaido.
O urso foi avistado em uma fazenda no dia 28 de julho e não fugiu ao encarar o caçador, que o matou dois dias depois. Ele disse às autoridades que o predador tinha mais de dois metros de comprimento e pesava quase 330 kg.
O atirador, que não teve sua identidade revelada, forneceu uma amostra de pelos posteriormente usada para verificar a identidade do animal por meio de testes de DNA.
Estima-se que as façanhas do urso ninja tenham causado quase 23 milhões de ienes (cerca de R$ 773 mil) em prejuízo.