Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Juara e outras prefeituras aderem a protesto contra 51% de queda na arrecadação

51% das cidades brasileiras estão atualmente com as contas no vermelho.

Data: Quarta-feira, 30/08/2023 11:30
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

O prefeito Carlos Sirena (UB), aderiu ao Movimento "SEM REPASSE JUSTO, NÃO DÁ!", que trata de uma paralisação nacional em que prefeitos e prefeitas decidiram suspender os serviços administrativos das prefeituras no dia 30 de agosto de 2023 para fomentar a discussão referente ao redimensionamento do pacto federativo, de modo a fortalecer a autonomia financeiro dos municípios brasileiros.

Além de Juara, vários municípios de Mato Grosso e outros Estados, também aderiram à paralisação que foi feita considerando a queda na arrecadação, diminuição dos repasses constitucionais e o aumento de despesas criadas aos municípios por meio das decisões tomadas em Brasília.

O movimento municipalista clama pelo desenvolvimento dos municípios do país, buscando restabelecer os recursos essenciais para a manutenção dos serviços públicos e garantir atendimento eficaz à população.

Segundo estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os municípios brasileiros estão atravessando um momento de crise no primeiro semestre de 2023. Dados contábeis enviados pelas prefeituras para a Secretaria do Tesouro Nacional apontam que 51% das cidades brasileiras estão atualmente com as contas no vermelho.

Uma grande mobilização municipalista nacional já está sendo programada pela CNM em Brasília no mês de setembro, com data a ser definida. Os organizadores acreditam que o ato presencial causará pressão e alerta no Congresso Nacional.