A prática de vender nas ruas e avenidas qualquer material vegetal sem procedência, utilizando caminhões, caminhonetes e carros de passeio como ponto de exposição e transporte, é vedada devido ao risco de serem introduzidas ou disseminadas no Estado pragas ainda não existentes, que causem perdas na produção agrícola e prejuízos econômicos aos produtores rurais. A comercialização só é permitida em locais que são registrados e que foram inspecionados pelo INDEA, como por exemplo os viveiros que trabalham dentro da legalidade.
Equipes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apreenderam, no primeiro semestre deste ano, 1.978 mudas que estavam sendo transportadas para a venda, sem a devida procedência, em oito flagrantes registrados nos municípios do estado. A comercialização ambulante de sementes, mudas e plantas, sejam frutíferas ou ornamentais, é proibida em Mato Grosso desde 2010.
O engenheiro agrônomo Lucas Sebrian, do INDEA em Juara, explicou que assim essa restrição ocorre como forma de uma medida fitossanitária. Ele lembrou que da mesma forma que o INDEA faz ações fiscalizatórias para evitar doenças animais, o mesmo é feito a fim de evitar o surgimento de doenças vegetais. Somente no primeiro semestre de 2023 foram apreendidas mais de 1.978 mudas e em 2022 foram destruídas 4.686 mudas ilegais.
Geralmente, conforme observado pelo engenheiro Lucas Sebrian e a equipe do INDEA local, as mudas que vem de outros estados para Juara normalmente são refugos, ou seja, que não poderá mais ser útil durante o processo de produção vegetal.
Como lá não tem comércio, eles enviam esses refugos ou plantas de qualidades inferiores para outros Estados. Chegam aqui com a propaganda as vezes enganosa, dizendo que a planta vai ser produzida em nossa região, mas devido aos fatores climáticos e questões de solo, isso é impossível. Além de comprar a muda acreditando ser de uma espécie e no fim, ser de outra.
O engenheiro agrônomo revelou que em Juara já tiveram situações de que foram feitas apreensões de mudas que na verdade eram galhos e com o tempo não haveria produção. Outro fator constatado pela equipe de fiscalização do INDEA é que em muitos casos, as mudas comercializadas em viveiros que trabalham dentro da legalidade em Juara são mais baratas e possuem maior qualidade do que as vendidas por ambulantes.
Denúncia
O cidadão que flagrar a venda ilegal de mudas em Juara pode fazer uma denúncia diretamente na unidade do Indea/MT local pelo telefone: (66) 3556-1475.