Autoridades emitiram um alerta a banhistas após uma lesma conhecida como dragão azul, extremamente venenosa, ser avistada em uma praia da Tailândia. O animal, conhecido pela sua aparência exuberante e cores chamativas, é minúsculo e mortal.
Diversas publicações que mostraram o molusco marinho dentro de jarras e potes foram compartilhadas no Facebook, viralizaram e aumentaram o medo dos banhistas.
De acordo com o cientista marinho Thon Thamromgnawasawat, professor da Universidade Kasetsart, a lesma-do-mar pertence à espécie Glaucus atlanticus, vive nos níveis médios da água do mar e frequentemente é encontrada nos oceanos.
O cientista afirma que raramente os dragões azuis são vistos em praias, mas faz um alerta: caso isso aconteça, o recomendado é lavar com vinagre o mais rápido possível as regiões afetadas.
O veneno desse animal vem da capacidade dele de comer outras criaturas venenosas — como caravelas-portuguesas (seu prato favorito) —, absorver as toxinas que elas secretam e direcioná-las para sua epiderme.
Os cientistas afirmam que as toxinas liberadas têm impacto direto no sistema nervoso, na função cardíaca e nas células da pele e podem até ser fatais.
Cientistas têm um mistério nas mãos após identificarem espécies de lesmas-do-mar capazes de de decapitar a si próprias e formar um novo corpo a partir da cabeça. A pesquisa não fazem ideia de como ou por quê elas fazem isso.