O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concluiu as duas cirurgias às quais foi submetido na manhã desta terça-feira (12), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e foi levado para uma sala de recuperação. De acordo com Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República e atualmente um dos advogados do ex-chefe do Executivo, os procedimentos "transcorreram dentro da maior tranquilidade".
"Agradecemos as preces. As cirurgias de Jair Bolsonaro já terminaram e transcorreram dentro da maior tranquilidade. O paciente está neste momento na sala de recuperação e em breve emitiremos um boletim médico com mais informações do quadro evolutivo", escreveu Wajngarten em uma rede social.
Bolsonaro entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5h da manhã para realizar os procedimentos de correção de hérnia de hiato, que causa refluxos no paciente, e de um desvio no septo, que dificulta a respiração.
A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago impulsiona o músculo do diafragma, causando refluxo. O quadro é consequência da facada que o ex-presidente sofreu durante as eleições de 2018, em Juiz de Fora (MG).
Já o desvio de septo ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta e só requer atenção quando interfere na respiração.