A MetSul Meteorologia informa que nos próximos dias uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil.
As marcas esperadas para essa semana e a próxima irão superar valores históricos de temperatura máxima em todas as regiões do País, com probabilidades de quebras de recordes para o mês de setembro.
No inicio desta semana, fará muito calor no Centro-Oeste e no Sudeste, porém, na segunda metade da semana a massa de ar, fica mais forte e com temperaturas atipicamente elevadas, mesmo o calor intenso não sendo comum nestas áreas do território nacional no mês de setembro.
Vários estados serão afetados com o calor muito intenso a extremo, chegarão a registrar marcas perto ou acima de 40°C, por exemplo, os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Matos Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Distrito Federal.
Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul as temperaturas chegarão às marcas acima dos 40°C na maioria das cidades. Regiões do Pantanal e proximidades podem registrar temperaturas máximas mais extremas.
Ponto das áreas do Centro-Oeste que se encontram ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso podem atingir temperaturas tão extremas como 43°C a 45°C na região do centro do domo de calor.
Regiões do Norte de Goiás, do Sudeste do Brasil, Oeste da Bahia, Maranhão e Piauí marcas perto ou acima dos 40°C. No Rio de Janeiro, as temperaturas podem superar os 40°C.
Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado podem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo com máximas superiores aos 40°C.