Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

TEMPORAL: Vale do Arinos poderá ser atingido por alagamentos e raios prevê Instituto Nacional de Meteorologia.

Juara ficou fora da previsão.

Data: Quarta-feira, 28/02/2018 06:10
Fonte: Valquíria Castil/GD e RECORDTV/Juara - Paulo Becker

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas em pelo menos 114 cidades de Mato Grosso. Os riscos potenciais incluem alagamentos, queda de árvores e descarga elétrica, com ventos intensos entre 40 e 60 km por hora. A mínima prevista é de 17 graus e a máxima de 36 graus, para esta terça-feira (27).

As chuvas devem atingir principalmente os municípios das regiões norte, nordeste, oeste, centro sul e sudeste do estado. Por conta das chuvas, o nível de água nos rios tem aumentado consideravelmente.

Em Mato Grosso, são 141 municípios. O alerta de tempestades atinge 85,5% do Estado, o que representa 114 cidades. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o boletim de monitoramento diário aponta estado de atenção para cheia nos rios Cuiabá e Paraguai, que passam pelas cidades de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Cáceres e Barra do Bugres.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, as pessoas devem evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada, por conta da rede de energia, que pode acarretar em uma descarga indireta.

Para mais informações basta ligar para a Defesa Civil pelo número 199 e em caso de assistência acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193.

Na Região do Vale do Arinos, as cidades de Novo Horizonte do Norte, Tabaporã e Porto dos Gaúchos devem ser atingidas. A cidade de Juara ficou de fora da previsão do Inmet.

Na tarde desta terça-feira 27, uma chuva torrencial alagou a parte baixa da Rua Rio de Janeiro, no centro da cidade de Juara, conforme fotos que circularam nas redes sociais e promoveu um corre-corre dos comerciantes para evitar que a enxurrada invadisse as lojas. Carros e motos  quase que foram arrastados pela chuva e enfrentaram dificuldades para cruzar pela referida via.

Há muito tempo que os comerciantes estabelcidos ao longo da Rua Rio der Janeiro cobram uma solução do problema por parte da Prefeitura Municipal de Juara e várias administrações passaram e o descaso continua.