Os irmãos João Evangelista Filho, 69 e Jandir Evangelista da Silva, 59, que estavam há 27 anos sem se ver pessoalmente, se reencontraram durante a Caravana da Transformação em Cáceres (a 216 km de Cuiabá). Entre uma fila e outra do consultório e do centro cirúrgico há histórias de vida que se cruzam e outras que se completam, como no caso dos irmãos.
Eles vivem em estados diferentes e estavam há 27 anos sem se ver pessoalmente. Ao chegarem na Caravana de Cáceres para o atendimento, a história deles teve outro desfecho, pois além da oportunidade de enxergar melhor, puderam finalmente matar a saudade com um longo abraço e muita conversa.
“Quando cheguei aqui na Caravana, a filha dele me ligou dizendo que ele estaria saindo de Jauru e que viria até Cáceres, para fazer uma cirurgia”, relatou João, que é morador de Pontes e Lacerda. Ele estava com catarata no olho precisou operar o olho esquerdo.
“Eu tinha o costume de ler a bíblia e não estava mais conseguindo. A visão é algo muito importante na nossa vida, faz parte do nosso dia a dia”, frisou.
Jandir Evangelista mora no Pará e veio até Mato Grosso para tentar uma consulta. Ele conseguiu chegar até Cáceres após regulação e foi atendido junto ao grupo de pacientes do município de Jauru, um dos municípios beneficiados nesta edição. Conta que ele e o irmão não se viram mais depois que João se casou e foi morar em outra cidade. A falta de condições financeiras também dificultou a aproximação.
“Ficamos felizes demais, encontrá-lo é algo que nem tinha mais certeza que iria acontecer. Nos falamos bastante e combinamos de nos ver nos próximos dias, apresentar os netos e relembrar o nosso tempo”, animou-se Jandir.
Na Caravana ele fez a cirurgia de catarata nos dois olhos, agendada para os dias 26 e 27. “Estou muito contente em poder fazer a cirurgia, porque não conseguia mais roçar e machucava minhas mãos”.
O reencontro foi acompanhado pelo voluntário da Defesa Civil Luciano Machado, 39. Segundo ele, o momento foi de muita emoção. "Fiquei comovido com a história e andamos por toda a estrutura para encontrar o Jandir. Os dois só sabiam chorar. É uma vida sem se ver e fiquei muito feliz por eles", disse.
Após o procedimento cirúrgico, os irmãos Evangelista estão bem e satisfeitos com o atendimento realizado pela equipe médica, voluntários e organização da Caravana."Fomos bem atendidos, é tudo moderno, a gente já sai da sala de cirurgia enxergando e sem nenhuma preocupação. É um trabalho excepcional que precisa ser valorizado e recomendo à população", finalizou João.
A Caravana da Transformação segue até o dia 9 de março na Cidade Universitária da Unemat, em Cáceres. Entre os serviços oferecidos estão consultas, exames e cirurgias, além de atendimentos voltados à cidadania.