Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Onda de calor intenso provoca maior consumo de energia dos últimos 23 anos em MT

Segundo concessionária de energia, os transformadores não têm suportado os picos de carga causados pelas altas temperaturas, o que tem causado 'apagões' em várias cidades.

Data: Quinta-feira, 28/09/2023 09:20
Fonte: g1 MT

Mato Grosso registrou a maior carga de energia já medida em 23 anos em agosto deste ano, conforme um levantamento feito pela concessionária de energia no estado. Segundo a empresa, o consumo chegou ao pico de demanda máxima com 2.2 gigawatts.

Em 2020, quando o estado enfrentou a maior seca em 60 anos e a onda de queimadas no Pantanal, o maior pico de consumo de energia foi registrado em outubro, com 2.0 gigawatts de demanda máxima, segundo a Energisa.

A onda intensa de calor chegou até mesmo a provocar falta de energia nesta segunda-feira (25) nos municípios de Várzea GrandeRondonópolisSinopSorrisoLucas do Rio VerdeCampo VerdeAlta Floresta e também na capital.

 

A concessionária informou que, neste dia, 21 transformadores pararam de funcionar por pico de carga. Além disso, há previsão de que em outubro e novembro ocorram novos recordes de demanda por energia.