A TV Amplitude de Juara, Juína e Guarantã do Norte, filiadas à rede Record de televisão juntamente com a rádio Amplitude FM, site Amplitude News, em conjunto com a Rádio Tucunaré de Juara, se uniram e entraram em acordo para não divulgarem casos de tentativa ou consumação de suicídios que porventura ocorram no território juarense ou em outras localidades. A decisão partiu através da literatura científica, “Manual de Prevenção do Suicídio: um manual para profissionais da mídia”, publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano 2000. O documento traz recomendações para profissionais de mídia sobre a divulgação de suicídios.
Segundo a publicação, recomenda-se, por exemplo, não divulgar o método empregado, fotos ou cartas de despedida; evitar coberturas sensacionalistas, com glamourização da pessoa, julgamentos morais e visões simplistas sobre a motivação. Igualmente, em consideração às repercussões possíveis, a divulgação deve priorizar o aspecto educativo e a abordagem ética e sensível, seja na mídia tradicional ou nas redes sociais, de forma a promover a conscientização da população.
No mundo todo tem havido investimentos em pesquisas e monitoramento de ações a fim de trazer propostas cada vez mais eficazes à prevenção do suicídio. Além da questão ética, o aprimoramento das práticas na área da comunicação contribui para uma maior eficácia das políticas públicas.
Com essa união, os dois meios de comunicação pretendem evitar o chamado “Efeito Contágio”, onde a psicologia social o define como as emoções e comportamentos podem ser influenciados por fatores sociais. Ele também pode ser usado para entender como as emoções e comportamentos podem ser transmitidos em grupos e como esses grupos podem influenciar o comportamento de indivíduos.
Dessa forma, será adotada uma postura empática, ou seja, os comunicadores da TV Amplitude Juara e rádio Tucunaré, se colocam no lugar do outro e considerando a dor daqueles que enfrentam o luto por aquele que morreu por suicídio e lembrando daqueles que estão vulneráveis, pensando em tirar a própria vida.
“O importante é darmos preferência às informações sobre a maneira de evitar o suicídio e sempre utilizar fontes de informação confiáveis e autênticas.”, disse a reportagem do Grupo Amplitude de Comunicação.
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.
Saúde de Juara terá mudança na direção da Secretaria de Saúde e do Hospital Municipal
Prefeito Nei da Farmácia decide fazer mudanças na direção do hospital do município de Juara
Madrugada violenta no trânsito em Guarantã do Norte, duas vítimas fatais.
A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
O seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.