As inscrições para o concurso público do Banco da Amazônia (BASA) podem ser feitas até o dia 19 de março, no site da banca organizadora (Cesgranrio). Serão preenchidas 551 vagas (46 imediatas e o restante para cadastro de reserva) em Mato Grosso, Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. No Estado, os aprovados trabalharão nos polos de Sinop, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Guiratinga, Rondonópolis, Tangará da Serra e demais municípios em que o banco instale novas agências.
Do total, 370 vagas são para função de técnico bancário, que exige certificado de conclusão de nível médio. Também serão preenchidas seis vagas para técnico científico Medicina do Trabalho, com requisito de curso de graduação de nível superior em Medicina e pós-graduação, com carga horária mínima de 360 horas, em Medicina do Trabalho, além de registro no Conselho. O certame visa o preenchimento de 175 vagas para técnicos científicos de Tecnologia da Informação.
Os aprovados e nomeados terão remuneração inicial de até R$ 2,8 mil e cumprirão carga horária de 20 e 30 horas semanais. A instituição ainda ofere programa de assistência médica, auxílio-alimentação, auxílio-creche, possibilidade de exercício de funções gratificadas, participação nos lucros e resultados, possibilidade de participação em plano de previdência privada, entre outros.
As provas objetivas estão previstas para o dia 29 de abril de 2018, nas cidades de Cuiabá, Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Santarém (PA) e São Luís (MA). O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
O BASA é um banco comercial de economia mista, organizado sob a forma de sociedade anônima de capital aberto onde o governo federal detém a maioria das ações.