A caminhada do Brasil em busca do ouro no futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos tem início nesta segunda-feira (23), contra os Estados Unidos, às 18h (de Brasília), no Estádio Elias Figueroa, em Valparaíso, no Chile.
As duas seleções estão no Grupo B, com Colômbia e Honduras. Já o Grupo B tem Chile, México, República Dominicana e Uruguai. Os dois melhores de cada chave ao final da terceira rodada garantem presença na semifinal.
O Brasil tem basicamente jogadores que atuam no país. Dos 18 convocados por Ramon Menezes, as exceções são o goleiro Andrew (Gil Vicente, de Portugal), o zagueiro Arthur Chaves (Acadêmico de Viseu, de Portugal), o meia Marquinhos (Nantes, da França) e o atacante Gabriel Pirani (DC United, dos Estados Unidos).
Em busca da vitória na estreia, Ramon Menezes deve escalar um Brasil ofensivo. Meia do Corinthians, Guilherme Biro vai ter a missão de municiar o trio formado por Figueiredo, Matheus Nascimento e Kaio.
A provável escalação do Brasil para a estreia é: Matheus Donelli, Miranda, Lucas Halter, Gustavo Martins e Patryck; Matheus Dias, Ronald e Guilherme Biro; Figueiredo, Matheus Nascimento e Kaio.
Depois de enfrentar os Estados Unidos, a seleção brasileira rumará para Viña del Mar, onde fará os jogos 2 e 3 da fase inicial, contra Colômbia (26, quinta-feira) e Honduras (29, domingo), respectivamente.
Quatro vezes campeão dos Jogos Pan-Americanos no futebol masculino, o Brasil desafia um jejum de 36 anos. A última vez que a seleção faturou a medalha de ouro foi em 1987, em Indianópolis, nos Estados Unidos.