A primavera é uma época ideal para aproveitar a diversidade de frutas e verduras frescas que o Brasil oferece. Além de serem saborosas e nutritivas, elas são uma ótima opção para manter uma dieta saudável. Período de transição entre o inverno e o verão, a primavera tem temperaturas mais amenas e dias mais longos. Isso favorece o crescimento e a produção de frutas e verduras, que estão no seu auge nesta época do ano.
A disponibilidade de frutas e verduras pode variar de acordo com a região do Brasil. No Sul do país, por exemplo, as frutas cítricas, como laranja e limão, são mais abundantes na primavera. Já no Norte e no Nordeste, as frutas tropicais, como abacaxi e manga, são mais comuns.
É muito provável que você encontre tomate para salada o ano todo, mas só na primavera ele vai estar menos ácido e mais barato! “A sazonalidade permite que a gente escolha os alimentos de acordo com sua safra natural, ou seja, sem grandes intervenções tecnológicas. Além disso, por serem mais baratos, também são uma ótima opção para quem busca economizar”, explica a nutricionista Maria Sylvia Gonzalez, pós-graduada em nutrição funcional.
Até o dia 21 de dezembro, devemos aproveitar as frutas da estação para manter a dieta e gastar menos. Quando compramos frutas, verduras e legumes da estação, pagamos mais barato do que produtos criados independentemente da temporada.
“Os alimentos mais abundantes durante a primavera são: abacaxi, manga, acerola, maçã, banana, melão, rúcula, espinafre, agrião, brócolis, abobrinha, beterraba, aspargo”, explica a nutricionista.