Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Atenção aos novos golpes de falsas contas de água e luz

Fraude começou a fazer vítimas nas últimas semanas.

Data: Terça-feira, 31/10/2023 07:36
Fonte: Grupo Amplitude de Comunicação/Juara com informações Johnny Negreiros do R7.

Um novo golpe na internet está utilizando sites fraudulentos e contas falsas de água e energia. A atenção ao realizar qualquer pagamento que envolva esses serviços é indispensável.

A Kaspersky empresa de cibe segurança descobriu a fraude e segundo ela os golpistas patrocinam e impulsionam sites falsos de companhias de fornecimento de água e luz, como Sabesp, Enel e Light.

E simulam os sites oficias com o uso de identidade visual semelhante e até o logotipo oficial, oque acaba enganando os consumidores, como por exemplo, ao pesquisar por segunda via Enel, os primeiros resultados são as páginas falsas.

Ao acessar a página os golpistas atuam de duas formas. A primeira possibilidade é solicitar os dados pessoais do cliente. A outra é simular um botão de atendimento por WhatsApp, em que a solicitação é repetida.

Dessa forma os criminosos conferem o valor aproximado que os consumidores pagam nas contas de luz e água.

Assim, os golpistas geram faturas falsas ou QR Code de Pix para as vítimas pagarem. Como o valor é considerável, as pessoas caem na fraude.

Segundo o Diretor da Kapersky para a América Latina Fabio Assolini, as pessoas que caem em golpes como esse podem enfrentar a perda de dinheiro e ter seus dados pessoais comprometidos. Além do não pagamento da fatura verdadeira, que pode resultar no desligamento de serviços essenciais, em razão da vítima pensa ter feito o pagamento corretamente.

 

Veja dicas para não cair em golpes da conta falsa

 

  • Verifique cuidadosamente a URL do site da empresa de serviços públicos, garantindo que seja autêntico;
  • Nunca compartilhe informações pessoais nem números de conta por meio de sites não verificados ou via WhatsApp;
  • Contate diretamente a empresa de serviços públicos por meio dos canais oficiais de atendimento ao cliente para confirmar a autenticidade de qualquer cobrança;
  • Mantenha o software de segurança digital atualizado e execute verificações regulares em seu dispositivo para evitar problemas com malware.

Confira na íntegra nota da Enel e WhatsApp

 

Nota da Enel

 

A Enel tomou ciência de golpe, por meio do qual terceiros induzem consumidores a acessar sites e perfis falsos se passando pela distribuidora. Esse golpe é realizado em ambiente falso, completamente fora do ambiente da Enel. A empresa reforça as principais recomendações de segurança aos seus clientes:

 

O site oficial da Enel é o https://www.enel.com.br. No endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba);

 

A companhia também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

 

Nota do WhatsApp

 

Conforme consta nos Termos de Serviço e na Política de Privacidade do aplicativo, o WhatsApp não permite o uso do seu serviço para fins ilícitos ou não autorizados, incluindo para violar direitos de terceiros ou passar-se por outra pessoa. Nos casos de violação destes termos, o WhatsApp toma medidas em relação às contas como desativá-las ou suspendê-las.

 

O aplicativo encoraja que as pessoas reportem condutas inapropriadas diretamente nas conversas, por meio da opção “denunciar” disponível no menu do aplicativo (menu > mais > denunciar). Os usuários também podem enviar denúncias para o e-mail support@whatsapp.com, detalhando o ocorrido com o máximo de informações possível e até anexando uma captura de tela.

 

Recomendamos, ainda, que os usuários verifiquem atentamente se a empresa com a qual está conversando é, de fato, quem diz ser. É possível identificar a diferença entre contas pessoais e comerciais no WhatsApp facilmente. Em uma conversa individual, toque no nome ou número de telefone da pessoa com quem você está conversando para abrir o perfil dela.

 

Conta comercial oficial: quando o WhatsApp confirmou que uma empresa relevante e autêntica é proprietária da conta, um tique verde será exibido ao lado do nome da empresa no perfil comercial e no topo da conversa.