Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Mostra Pedagógica do União Faz a Vida em Juara marcou o protagonismo de mais de 1 mil alunos

Tudo acontece graças a um acordo de cooperação feito entre a cooperativa Sicredi e a Prefeitura de Juara.

Data: Terça-feira, 31/10/2023 13:13
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

Com a finalidade de construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania, utilizando a metodologia de projetos com ações investigativas e exploratórias que estimulam o interesse e a curiosidade das crianças, foi realizada na noite de sexta-feira, 27, a Mostra Pedagógica do Programa a União Faz a Vida, promovido pela Prefeitura de Juara, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cooperativa Sicredi. O evento educacional marcou o protagonismo de dezenas de profissionais da educação e de mais de 1 mil alunos da rede municipal de ensino.

 

A secretária de educação, Fernanda Alves, disse à TV Amplitude Juara que o sentimento é de satisfação e de gratidão por ver os resultados das formações e práticas pedagógicas. “O Programa a União Faz a Vida da cooperativa Sicredi vem somando muito na rede municipal de ensino nos últimos dois anos.”, disse.

 

Para ela, a realização da Mostra é a comprovação que através das vivências, experiências, curiosidade das crianças somados com a capacidade dos profissionais de educação, o ensino municipal é transformado.

 

Foram expostos cerca de 75 projetos de diversas magnitudes desde alimentação saudável até moradias e tipos de animais, tudo faz parte da Base Nacional Comum Curricular que faz o ensino acontecer na prática. Estiveram envolvidos mais de 130 profissionais e cerca de 1 mil alunos. Isso contempla a educação infantil das creches municipais, 3º ano do ensino fundamental da região urbana e a educação do campo.

 

Daniella Keiko, gerente da cooperativa Sicredi, disse estar muito feliz com a realização do evento. Esse foi o segundo ano em que o Sicredi está com o Programa a União Faz a Vida no município de Juara. A Mostra do primeiro ano foi realizada apenas nas creches e em 2023 se estendeu para as escolas municipais.

 

“Muito feliz com o resultado, com os projetos que a gente tem acompanhado aqui com a participação dos pais no desenvolvimento do projeto. É isso que o Sicredi quer: tranquilidade, qualidade de vida em família para as crianças e toda a comunidade.”, comentou Daniella Keiko.

 

Tudo acontece graças a um acordo de cooperação feito entre a cooperativa Sicredi e a Prefeitura de Juara. Daniella Keiko ressaltou que sonha que o evento não tenha fim e prospere a cada ano porque agrega na vida das crianças que se tornarão adultos melhores através da vivência que vem tendo por meio do programa a União Faz a Vida.

 

Fernanda Cavalcante disse que sua filha estuda na Creche Municipal Thayna e tinha levado alguns pintinhos que foram usados no projeto, ao ver que eles cresceram e se desenvolveram, a criança ficou feliz com o resultado. A mãe avaliou que o programa é muito positivo para a vida das pessoas.

 

O psicólogo Harisson Fonseca disse que o programa tem sido muito positivo para o desenvolvimento da aprendizagem do seu filho e da interação dele com as outras crianças. “É fundamental que a gente construa essa ideia de sociabilidade, viver em comunidade com outras pessoas desde a tenra idade.”, acrescentou.

 

Denildes Laurindo disse que seu filho enfrenta as dificuldades de qualquer criança autista, mesmo assim os professores estiveram dando todo suporte e apoio necessário e ele conseguiu fazer o projeto junto com os seus coleguinhas. 

 

Messias Batista, coordenador da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, disse que esse ano foram contemplados apenas os alunos do 3º ano do ensino fundamental e por isso somente três turmas participaram.

 

Ele disse que as crianças sendo curiosas, se sentem motivadas e a metodologia do projeto desperta esse lado curioso dos alunos para que eles investiguem àquilo que está ao redor deles e a partir do que vivenciam, conseguem por o conhecimento em prática.

 

O coordenador lembrou que a ideia do tema a ser estudado tem que partir dos alunos. Ele explicou que o professor até tem uma pergunta inicial que é feita para os alunos observarem, mas é a partir do que eles observam, da curiosidade, do conhecimento prévio somado com o da família para daí sim começar a serem desenvolvidas as atividades do projeto.