O Natal é sempre associado à compra de presentes para a família. Neste ano, os maiores avanços das intenções de consumo envolvem brinquedos, segundo pesquisa divulgada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).
A liderança envolve produtos relacionados ao Homem-Aranha, com salto de 406,7% na comparação com o ano passado. No entanto, a variação não supera a de 2021, quando as buscas pelo super-herói dispararam 809,1%.
Na sequência dos brinquedos mais buscados aparecem as patinetes (30,9%), as piscinas infláveis (+23,9%), as guitarras infantis (+21,5%), as camas elásticas (+20,5%), os tratores de brinquedo (+19,4%) e as raquetes (+16,9%).
Na décima colocação dos itens, as árvores de Natal são os primeiros itens fora do universo infantil a apresentar maior busca na comparação com o ano passado, com alta de 14,4%. Há também busca maior por biscoitos natalinos (+13,5%), vinhos brancos (+7,3%), espumantes (+4,7%) e fritadeiras elétricas (+4,5%).
O estudo recorda que, em 2022, houve um salto maior na procura por air fryers (+66,7%), o que reflete uma adoção crescente dessa tecnologia na preparação de receitas natalinas, alinhada com a busca por alternativas mais saudáveis e práticas na cozinha.
Por outro lado, os skates de dedo (-50,5%), os patins (-32%) e os itens relacionados ao Pokémon (-27,5%) foram aqueles pelos quais os consumidores mais perderam o interesse entre o Natal de 2022 e o deste ano.
"Os dados refletem uma tendência diversificada nas intenções de compra para o Natal no Brasil, abrangendo uma ampla gama de produtos, desde eletrônicos até brinquedos e itens tradicionais de festa", destaca o Ibevar.