Na tarde dessa sexta-feira, 29, a Polícia Civil de Juara comunicou a imprensa local que um pastor foi preso após confessar ter estuprado uma adolescente de 13 anos em Juara. A informação foi dada para os investigadores no último dia 24, véspera de Natal e o crime acontece no mês de julho desse ano.
Segundo informado pelo delegado em entrevista para a TV Amplitude Juara e rádio Amplitude FM, a vítima só teve coragem de relatar o caso para sua mãe nesse mês de dezembro após esta pedir para que ela retornasse para a Igreja.
Diante das informações a equipe de Polícia Civil de Juara imediatamente começou as investigações e interrogatório, o então suspeito confessou a prática do crime. Ele alegou em sua defesa que a adolescente teria o seduzido e por isso cedeu ao pecado.
“De qualquer forma, qualquer ato libidinoso praticado com adolescentes menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável. Então fica esse alerta para a população: cuidado com os seus filhos, de ambos os sexos, meninos e meninas, evitem deixá-los na companhia de adultos que não sejam parentes ou de confiança.”, alertou o delegado.
O nome do pastor não foi revelado, para não prejudicar a investigação, porém nos foi relatado que o sujeito tem 44 anos de idade e é casado. Fantin frisou que todos ficaram abismados com a situação e pontou que o fato do acusado ser pastor, não significa de maneira nenhuma que outros religiosos pratiquem os mesmos crimes.
Trata-se, portanto, de um caso isolado e a polícia trabalhou apresentado o caso para o juízo da Comarca de Juara que deferiu o mandado de prisão preventiva para que o criminoso responda o processo, preso, tendo em vista a predileção dele por adolescentes e isso coloca em risco, em função de seu sacerdócio, as outras crianças.
Todas as crianças e adolescentes que sofrem qualquer tipo de violência sexual sofrem grandes prejuízos psicológicos. A Polícia Civil orienta vítimas de abusos sexuais a denunciarem.
"Sempre denunciem. Converse com seus pais, converse com outros adultos responsáveis, mas tragam as informações para a Polícia Civil para que a gente possa investigar os fatos, colher provas suficientes e levar o criminoso à justiça para que responda por seus atos. E aos pais de crianças e adolescentes, muito cuidado. Prestem atenção aos seus filhos, tentem perceber os sinais, porque a criança não gosta de determinado local ou determinada pessoa, isso pode indicar que a criança esteja sendo vítima de algum tipo de abuso."
A adolescente contou com detalhes aos policiais o que teria acontecido. A menina dormia na casa do pastor alguns dias da semana, ajudava na limpeza da igreja e o pastor aproveitando dessa facilidade e abusou sexualmente da adolescente. A vítima descreveu como aconteceram os atos sexuais e esses foram confirmados da mesma forma através do relato do acusado.