Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Governo cria 'Dia Nacional de Combate à Tortura' e amplia debates sobre o tema no país

Data escolhida e 14 de julho, em referência ao caso do pedreiro Amarildo de Souza, morto em 2013 no Rio de Janeiro

Data: Terça-feira, 09/01/2024 09:46
Fonte: Rafaela Soares, do R7, em Brasília

O calendário oficial do Brasil passa a contar, a partir deste ano, com uma data para incentivar debates sobre crimes de tortura. O Dia Nacional de Combate à Tortura foi estabelecido para 14 de julho, em referência ao caso do pedreiro Amarildo de Souza em 2013. Na época, o homem foi sequestrado e levado à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, no Rio de Janeiro, onde foi torturado até a morte.

A data se junta ao "Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura", promovido em todo o mundo em 26 de junho. O principal objetivo é promover o debate sobre direitos humanos, prisões ilegais e arbitrárias e chamar a atenção para as condições carcerárias do país.

De acordo com o Palácio do Planalto, “a iniciativa reforça o compromisso assumido pelo Brasil de tomar medidas eficazes de caráter legislativo, administrativo, judicial ou de outra natureza para prevenção e combate à tortura”.

No Brasil, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) é o órgão responsável por criar ações para combater e prevenir a tortura e outros tratamentos cruéis e desumanos. O MNPCT é formado por 11 peritos independentes, que realizam visitas em sistemas de detenção, hospital psiquiátrico, abrigo de pessoa idosa, instituição socioeducativa ou centro militar de detenção disciplinar

 

Como denunciar?

As denúncias contra tortura e tratamentos cruéis podem ser feitas pelo Disque 100, canal mantido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar o número 100.