Um intercâmbio é sempre uma experiência bem-vinda aos jovens estudantes. Geralmente motivado a aprender ou aperfeiçoar um idioma desejado, o aluno passa de um mês até um ano em um país totalmente desconhecido. Tem quem prefira fazer tudo por conta própria, em uma arriscada e grande aventura, mas há aqueles que preferem que a única preocupação seja estar presente nas aulas. Uma nova franquia que chegou a Cuiabá em 2017, a Experimento Intercâmbio Cultural, oferece novas opções no já conhecido Intercâmbio Cultural, voltada apenas para o estudo de línguas no exterior.
A Experimento Intercâmbio Cultural surgiu em 1964 em São Paulo, primeiro para suprir as necessidades de quem quer aprender idiomas. Completando 54 anos em 2018, a intercambista disponibiliza pacotes feitos especialmente para cada conveniência particular, com programas que oferecem aperfeiçoamento de idiomas, profissionalização, estágio e formação acadêmica.
O leque de destinos é variado: Alemanha, Austrália, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, e Suíça são alguns dos países que compõem a vasta lista da Experimento. Entretanto, é importante frisar que os países não estão disponíveis para todos os pacotes oferecidos.
Fora os pacotes destinados aos adolescentes, a Experimento também oferece um programa exclusivo, o primeiro no país, que une um curso de idiomas com aulas de Inteligência Emocional, coordenado pela coach Iracema Irigaray.
O intercâmbio acontece em agosto, na Ilha de Malta, durando duas semanas. O primeiro período do dia é destinado às aulas de inglês, enquanto na parte da tarde Iracema estará andando pela cidade para poder realizar o curso. O intercâmbio está disponível para pessoas a partir de 16 anos.
“Quando você faz um intercâmbio, você fica mais vulnerável porque não está mais em sua zona de conforto – não é sua casa, não é a cidade que você conhece e onde anda de olho fechado. Então você fica mais atento e consegue se observar melhor. É ótimo porque você conhece mais sobre você”, explica Magali Carvalho de Oliveira, franqueada da empresa em Cuiabá sobre o programa em entrevista exclusiva ao Circuito Mato Grosso.
Canadá é o destino mais procurado
Para os programas tradicionais de Intercâmbio, o Canadá é o país mais requisitado pelos intercambistas. Segundo Magali, o país configura este título por diversos fatores. “O Canadá é o destino mais vendido e mais procurado por conta da segurança, educação de primeira qualidade e por ser um país que recebe muito bem o estrangeiro”, conta.
Na sexta-feira (23/02), a empresa realizou uma palestra sobre o Programa de Férias, um dos principais pacotes, e realizará outras futuramente. Devido ao espaço, os lugares são limitados.
O Programa de Férias acontece em janeiro e julho e é destinado a jovens de 13 a 18 anos, reunidos em grupo e liderados por um guia. Assim que chegam ao país-destino, os alunos têm aulas durante a manhã e no restante do dia são agraciados por uma programação que proporcione um passeio atrativo. Magali alerta, entretanto, que os adolescentes não terão um dia livre em que podem fazer o que bem entendem.
Antes de embarcar no avião, alunos e pais passam por uma preparação. Há uma reunião com os estudantes antes da viagem para que eles se conheçam. Nesta reunião, são ditas as regras que devem ser seguidas durante o intercâmbio. Acompanhamento com psicólogo também é oferecido. Com os pais, também há uma reunião separada, esmiuçando o pacote: incluindo qual é o papel do representante da empresa no país e todos os cuidados que serão tomados com seus filhos.
Além do Programa de Férias, outro pacote destinado aos jovens é o High School, em que o aluno estuda seu ensino médio em outro país, morando em casas de família. Por conta disso, é exigido um nível mais avançado do idioma. Mas há escolas que, se necessário, dão um maior suporte quanto ao idioma.
A seleção das famílias que receberão os alunos é bem rigorosa. Essas famílias se inscrevem para poder receber os estudantes, são visitadas e vários requisitos são verificados. Caso alguma das famílias cause problemas, a mesma não participará mais do programa. Apesar do rigor, é a própria família quem escolhe quem irá receber. A escolha é feita através de fichas dos jovens que são feitas previamente.
Outros Programas
A Experimento disponibiliza programas universitários com a possibilidade de graduação e pós-graduação no exterior. Também há a opção de participar de um programa profissionalizante para o aperfeiçoamento do indivíduo nas áreas de atuação desejadas. Por fim, o Au Pair é um programa de estudos e trabalho subsidiado pelo governo norte-americano exclusivo para as mulheres entre 18 e 26 anos. A pessoa interessada precisa ter a disponibilidade de ficar durante um ano nos Estados Unidos.
FONTE: José Lucas Salvani