Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Programa MT Produtivo Café impulsiona produção em Juara e Colniza

Parceria entre Secretaria de Agricultura Familiar e prefeituras beneficia municípios com investimentos e mudas para expansão da cultura cafeeira em Mato Grosso.

Data: Quinta-feira, 07/03/2024 09:17
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

O município de Juara, mais uma vez, será beneficiado pelo Programa MT Produtivo Café, do Governo do Estado. Este ano, a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e a prefeitura de Colniza, o maior produtor de café do Estado, firmaram um convênio no qual foi destinado R$ 1 milhão ao município para a produção de mais de 1,2 milhão de mudas até o mês de abril deste ano. Graças à parceria, 300 mil mudas produzidas no Viveiro Municipal serão entregues aos municípios interessados em investir na cultura, contribuindo para o avanço na produção de café em Mato Grosso.

 

No ano passado, Juara recebeu mais de 10 mil mudas doadas pela SEAF - Secretaria de Estado de Agricultura Familiar. Essas mudas beneficiaram os produtores cadastrados no Programa MT Produtivo Café. Além das 10.000 mudas, serão produzidas mais 15.000 no viveiro da Prefeitura de Juara e ao longo do ano, mais mudas serão destinadas do Viveiro Municipal de Colniza para Juara e outros municípios.

 

O programa MT Produtivo Café busca ampliar a área, produção e produtividade, gerar emprego e renda, mitigar a evasão de jovens do campo, fortalecer a economia local e contribuir para a contenção do desmatamento. Além disso, o Programa pretende implantar jardins clonais para garantir material propagativo de alto desempenho produtivo. Também haverá capacitação dos técnicos da assistência técnica e extensão rural em sistemas de produção de café sustentáveis, visando resultados efetivos na orientação técnica aos agricultores familiares.

 

Colniza concentra atualmente mais da metade da produção de café do Estado, com mais de 49 milhões de pés de café, totalizando 15 mil hectares de área plantada. Mais de 5,5 mil famílias do município vivem da agricultura familiar, sendo que a maioria cultiva café. Ao todo, são colhidas 100 mil sacas do grão por ano.