Foi cumprida na manhã dessa segunda-feira (11), uma liminar de reintegração de posse de uma área de chácaras localizada no bairro Módulo 6 em Juína. Com o apoio de três viaturas da Polícia Militar e Força Tática, dois oficiais de justiça entregaram aos moradores a liminar assinada pelo juízo da Comarca de Juína.
De acordo com a liminar, os moradores devem deixar o local imediatamente. Para auxiliá-los, um caminhão foi disponibilizado para o transporte de mudanças. Uma máquina também foi contratada para limpar a área, que será gradeada e cercada após a reintegração ser cumprida.
No local residem cerca de 10 famílias e toda a área está demarcada. Até mesmo ruas foram construídas pelos invasores, que ignoraram o aviso do proprietário que possui a documentação.
Muitos construíram até boas casa, em outro casos pequenos barracos foram levantados apenas com o objetivo de reservar para que os outros não tomassem. Muitas dessas pessoas que demarcaram o local e se dizem "donas" não foram localizadas.
Outras que assinaram a ordem de despejo relataram à Record TV que compraram o lote de terceiros e não receberam nem mesmo um recibo de compra e venda. Os vendedores alegaram que a área era do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e que era só regularizar. Entrevistados, eles revelaram não ter para onde ir.
É a segunda vez que o proprietário da terra teve que entrar na justiça para reaver sua área. Há dois anos uma reintegração de posse foi cumprida e as pessoas retiradas do local, mas acabaram voltando a ocupar o espaço alguns meses depois.