Para a polícia, o comunicante relatou que recebeu uma ligação de um suposto atendente de um banco, cujo DDD era (011) e na conversa o atendente questionou de uma compra realizada em seu nome no valor de R$ 4,300,00 foi quando a vítima confirmou que não tinha conhecimento, e ao ser questionado se o mesmo teria conta em outro banco a vítima disse que sim, a partir daí veio o pedido de auxílio com relação aos outros bancos em que a vítima tinha conta.
A ligação foi direcionada a uma segunda pessoa que se identificou como gerente do suposto Banco, a vítima foi induzida a transferir o mesmo valor da fraude que só assim o banco conseguiria cancelar a transação fraudulenta.
As transferências Foram feitas pela própria vítima de 12 mil e depois de 8 mil e ainda de 17 mil reais, o que segundo o suposto atendente era o valor que teria saído das outras contas, inclusive, o estelionatário ainda disse que haveria uma tentativa de saque de 39 mil reais de uma cooperativa de crédito que a vítima também tinha conta, este foi o momento que a vítima percebeu que teria caído em um golpe, isto porque segundo o mesmo tem um filho que é gerente da agência citada, segundo o registro policial a vítima afirmou que desligou o telefone mais já era tarde, e os contatos apagaram todas as conversas e na sequência o bloqueio.
Segundo as instituições financeiras, nenhum banco busca informações dos clientes através de canais que não sejam oficiais, e ainda o banco nunca pede senha, e também não orienta por telefone o cliente a fazer nem Pix e nem Transferência, a orientação das autoridades policiais é que o cliente busque sempre informações junto ao seu Banco direto na agência, em caso de dúvida um posto policial deve ser consultado.