Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Importação é estratégia fundamental para o agronegócio em Juara, aponta especialista

Especialista destaca os principais benefícios e desafios da importação para empresas do setor agrícola.

Data: Quarta-feira, 24/04/2024 11:11
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

Enquanto as exportações são frequentemente destacadas como vitais para o agronegócio em Juara e todo o Brasil, a importação desempenha um papel igualmente importante no setor. Ter a importação como estratégia é fundamental para as empresas que buscam se manter competitivas e sustentáveis em um mercado cada vez mais globalizado. A importação proporciona diversos benefícios para o agronegócio brasileiro, como o acesso a produtos exclusivos, a diversificação de mercados, a otimização de custos, o estímulo à inovação e o aproveitamento de benefícios fiscais.

 

Nossa equipe conversou com a especialista Andreia Pedrosa, que explicou os principais benefícios da importação para o agronegócio brasileiro. Segundo ela, "fazer importação acaba trazendo muitos benefícios, principalmente trazendo novas tecnologias tanto para o agronegócio quanto para qualquer empresa".

 

Pedrosa destaca que, mesmo com os benefícios, muitas empresas têm receios em relação à importação. "Muitos produtores têm receio de importar, seja por serem pequenos ou por não saberem como fazer", explica. No entanto, ela ressalta que hoje existem muitas soluções que facilitam o processo de importação, tornando-o acessível para empresas de todos os portes.

 

Um dos principais benefícios da importação, segundo a especialista, são os incentivos fiscais. "Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para reduzir a carga tributária da importação, como o Ex-Tarifário, que é uma isenção do imposto de importação para produtos e equipamentos que não são produzidos no Brasil", afirma Pedrosa.

 

Além dos benefícios fiscais, a importação também auxilia na obtenção de produtos com tecnologia avançada a custos acessíveis. "Equipamentos como drones pulverizadores, por exemplo, não são fabricados no Brasil, mas podem ser importados a um custo acessível e trazer um grande ganho para os produtores", destaca a especialista.

 

Entre os principais desafios enfrentados pelas empresas do setor agrícola em relação à importação, Pedrosa aponta o medo e a falta de conhecimento sobre o processo. "Muitas empresas ainda têm medo de importar, mas esse medo é mais um mito do que um problema real, pois hoje o processo de importação é bastante acessível, especialmente quando se conta com o apoio de empresas especializadas", explica.

 

Para auxiliar as empresas do setor agrícola a desenvolverem suas estratégias de importação, empresas como a Linkmex oferecem suporte em todo o processo. "Nós auxiliamos desde a busca do produto até a sua importação, garantindo que o processo seja feito de forma tranquila e segura para o produtor", conclui Pedrosa.